sábado, 2 de fevereiro de 2019

Caso ESER: PJ põe fogo na maior apreensão de cocaína em Cabo Verde


Na tarde deste sábado, a Direcção Nacional da Polícia Judiciária procedeu a uma operação que culminou na incineração de 9,5 toneladas cocaína (9570kg) apreendida no Porto da Praia à bordo do cargueiro ESER. A destruição de 260 fardos contendo cocaína, com elevado grau de pureza ocorreu numa área próxima a lixeira da Praia. Toda a droga apreendida foi incinerada com recurso à combustível, isto, após se proceder a testes de análise no local, que provaram ser estupefacientes.


O processo para destruir a maior apreensão de droga feito em Cabo Verde iniciou por volta das 11 horas na Sede Nacional da PJ, com o processo de averiguação por parte das autoridades judiciais e entidades internacionais, como a caso ONUDC, e da própria imprensa, que puderam ver a quantidade de droga apreendida num contentor que vinha a bordo do navio ESER, de registo no Panamá.

Pouco depois das 12 horas, a Direcção Nacional da Polícia Nacional deu ordens para que a missão fosse iniciada, e em jeito de marcha, o camião que fez o percurso de cerca de uma hora e meia até a lixeira da Praia foi escoltado por viaturas da PJ e das Forças Armadas, com polícias e militares munidos de armas, de grande calibre para garantir a segurança.
Diligências

No local, na presença de representantes do Poder Judicial, representante da ONUDC, demais entidades públicas, Forças Armadas e a Polícia Nacional, presenciaram a pesagem e os testes de narcóticos que revelaram tratar-se de cocaína com elevado grau de pureza.
De seguida, os 260 fardos com droga foram jogados numa incineradora improvisada, a seguir foram depositadas lenhas, pedaços de plásticos e pneus em borracha. Os agentes da PJ regaram combustível nos fardos, e acendeu-se uma fogueira que levou mais de três horas para incinerar toda a quantidade de estupefaciente, com as autoridades criminais no local a certificar que todo o produto estava a ser destruído.

Apreensão e detenção

Recorde-se que na tarde de quinta-feira, 31 de Janeiro, em cooperação com a Interpol, MAOC-N, e autoridades nacionais, a Polícia Judiciária Novembro procedeu a apreensão de 9570 kg cocaína, a maior registada no país. A droga estava acondicionada no porão do cargueiro ESER em um contentor. A operação resultou na detenção de 11 cidadãos de nacionalidade russa.


0 comentários:

Enviar um comentário