quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Quem somos


Radar News Online


Começou a ser desenvolvido neste ano, e é um projecto de Jornalismo e Multimédia, localizado em Cabo Verde. O projecto é da autoria dos jovens cabo-verdianos, Stevenn Maurício Silva, de 25 anos e Janine Carla Gomes Medina, 27 anos, ambos licenciados em Ciências da Comunicação, pela Universidade Lusófona de Cabo Verde- Baltasar Lopes da Silva.
No âmbito do conceito de valorização de Cabo Verde, uma nação referenciada como a pérola do Atlântico, com base nos conhecimentos adquiridos na área de Jornalismo e Multimédia, seguindo os princípios do empreendedorismo, sentiu-se a necessidade de colocar em prática ideias criativas. Isto é, acentuado na verdade e na credibilidade: garantir a produção de conteúdos, que visam potencializar a informatização de uma sociedade que prevê o desenvolvimento nos diversos sectores. 

Visão


Para tal, houve a necessidade de ter um projecto criativo e dinâmico que aposta na clareza, no rigor e acima de tudo na imparcialidade, tendo o leitor e os parceiros como principais elementos de interacção. Queremos tornar o projecto de comunicação de referência em Cabo Verde, no Mundo e estar perto de quem vive na diáspora.
Também, através de parcerias com empresas, dinamizar e potencializar o seu desenvolvimento económico no panorama nacional. E, com o objectivo de corresponder e superar as expectativas das pessoas e entidades, para acompanhar as tendências do mercado, e porque continuamos focados em prestar um serviço de qualidade, buscamos constantemente por inovações.
Valores


Orientação para informar o público. Através de parcerias produzir conteúdos de multimédia que visam a divulgação de produtos de parceiros, quer individual ou colectivo. A credibilidade, a sustentabilidade, comportamento ético, responsabilidade social, cooperação, lealdade e o respeito pela sociedade e pelos parceiros.
Missão


Foi nessa linha de pensamento que criamos, o Radar News Online, um projecto fundado em Cabo Verde 5 de Julho 2014. Depois de um período de estudo de mercado, interacção com o público, surgiu a criação de um website. Foi lançado ao público no mês Setembro, através de uma plataforma de blogger para a divulgação de conteúdos e garantir a prestação de serviço público, mediante parceria com entidades individuais ou colectivas. O Radar News Online tem como máxima “Um Cluster de notícias e multimédia com olhos em Cabo Verde. Por ora, está assente no website www.radarnewsonline.blogspot.com, porém queremos encontrar condições financeiras e logísticas para obter-mos um domínio junto a ANAC (Agência Nacional de Comunicação) e construir um site para alojar o projecto.    
Este projecto, que agora se apresenta é o resultado de um quadro de normas que visa dota-lo com base em conteúdos jornalísticos e de multimédia num elemento de referência, estável nos princípios fundamentais da informação e formação de uma sociedade. Mas, também como um trabalho de progresso adaptável as circunstâncias do quotidiano cabo-verdiano assente na verdade e na transparência.
O Radar News Online destaca-se na prestação do serviço público, defendendo o princípio da imparcialidade, porque não toma partido em conflitos políticos ou armados, nem em questões sociais, laborais, religiosas, culturais ou ideológicas. Não tem opiniões, simpatias ou antipatias. É rigorosamente factual e equidistante. A nossa única missão é informar, transmitindo ao público os acontecimentos de que se tem conhecimento.
Pretende-se produzir conteúdos com rigor e isenção, dotando-se de princípios básicos e da liberdade de expressão e exercício da cidadania em democracia, sempre respeitando a legalidade. O  Radar News Online está aqui para dar voz as pessoas, sem ofender ninguém, estando junto de quem não têm espaço nos órgãos de comunicação social nas várias áreas que compõem a sociedade cabo-verdiana. 
Tudo aquilo que tiver o rótulo Cabo Verde e se entender tratar-se de um assunto pertinente para o público será tratado como informação com rigor, clareza e isenção. Esperamos poder transmitir mensagens respeitando os fundamentos da escrita jornalística: uma frase, uma ideia, uma informação.
Quanto a divulgação de produtos, tem o seu espaço próprio, rigorosamente identificado nas páginas do Radar News Online. Pois, a publicidade é uma área autónoma e perfeitamente demarcada nas páginas do nosso projecto, segundo critérios de prioridade e ocupação de espaço definidos pelas direcções editorial e comercial. O Radar News Online considera os seus anúncios como parte do conjunto de informações que os leitores procuram todos os dias nas suas páginas.

Estatuto editorial


Radar News Online é um jornal diário de grande informação, orientado por critérios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política e económica.

Radar News Online inscreve-se numa tradição de jornalismo exigente e de qualidade, recusando o sensacionalismo e a exploração mercantil da matéria informativa.

Radar News Online aposta numa informação diversificada, abrangendo os mais variados campos de actividade e correspondendo às motivações e interesses de um público plural.

Radar News Online estabelece as suas opções editoriais sem hierarquias prévias entre os diversos sectores de actividade, numa constante disponibilidade para o estímulo dos acontecimentos e situações que, quotidianamente, são noticiados e comentados.

Radar News Online considera que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta, que não fixa fronteiras regionais, nacionais e culturais aos movimentos de comunicação e opinião.

Radar News Online participa no debate das grandes questões que se colocam à sociedade cabo-verdiana na perspectiva da construção do espaço nacional e de um novo quadro internacional de relações.

Radar News Online é responsável apenas perante os leitores e parceiros, numa relação rigorosa e transparente, autónoma do poder político e independente de poderes particulares.


Radar News Online reconhece como seu único limite o espaço privado dos cidadãos e tem como limiar de existência a sua credibilidade pública.

0 comentários:

Enviar um comentário