sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

PJ confirma a apreensão de 9570 quilos de cocaína a bordo do cargueiro ESER no Porto da Praia


A Polícia Judiciária de Cabo Verde pela via de um comunicado acaba de avançar as informações sobre a Operação “ESER”. Com registo do nome da embarcação de registo panamenho, a PJ avança que foram apreendidos 260 fardos, com o peso bruto de 9570 kg contendo no interior desses fardos um produto, que submetido a teste rápido reagiu positivamente para cocaína.

Foto cedido pela PJ
Na sequência da operação foram detidos 11 cidadãos, todos de nacionalidade russa, os quais serão presentes as autoridades judiciárias competentes, para validação das detenções e aplicação das medidas de coacção.

De acordo com a Polícia Judiciária, que o cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como porto de destino TANGER, Marrocos. “O cargueiro fez entretanto, uma escala no Porto da Praia, para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte, a bordo, de um dos tripulantes. Todavia, antes, a PJ já estava na posse de informações de que se tratava de uma embarcação suspeita de transportar uma quantidade indeterminada de estupefacientes”.

A Direcção Central da PJ sublinha que esta operação foi desenvolvida, na sequência de um processo de instrução resultante da troca de informação operacional com o MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre - Narcotics ) com sede em Lisboa.
A Polícia Judiciária na operação de busca, descarga, acondicionamento, transporte e guarda do produto apreendido contou com a cooperação e suporte técnico da Polícia Judiciária Portuguesa, da Polícia Nacional Francesa, bem como da habitual colaboração das forças de segurança nacionais, designadamente, as Forças Armadas, Policia Marítima, e, ainda, da ENAPOR e do Porto da Praia.

0 comentários:

Enviar um comentário