sábado, 23 de maio de 2015

Piratas dos mares: Após quatro meses de fuga apreendidas duas embarcações em Mindelo

Duas embarcações que usavam a bandeira de vários países sem autorização legal foram apreendidas na Ilha de São Vicente, Cabo Verde por indícios de pesca ilegal. Yongding foi mudado de nome, e agora é designado por Luampa e a embarcação Songhao  vigoram da lista negra dos barcos procurados pela Interpol pela prática de pesca ilegal. No dia 21 Janeiro 2015, a Interpol emitiu uma nota internacional de captura, e volvidos quatro meses através de informações da ONG SEA SHEPERD, as duas embarcações acabam de ser apreendidas num trabalho conjunto da Polícia Judiciária, Polícia Nacional e da Guarda Costeira.

Foto by SEA SHEPERD
No dia 22 de Maio, o jornal Ocean Press avançou em primeira mão que os navios haviam sido detectados na Baía do Mindelo, na Ilha de São Vicente. As embarcações Yongding “Luampa” e Songhao foram detectadas pelas ONG SEA SHEPERD que se encontrava na Ilha de São Vicente a realizar trabalhos de conservação de espécies marinhas. A SEA SHEPERD contactou a Interpol e a Polícia Judiciária, a partir dessa informações, a PJ, PN e Guarda Costeira cumprindo os requisitos legais de averiguações realizaram uma operação relâmpago as embarcações, e durante as investigações foram recolhidos indícios que apontam para a prática da pesca ilegal.

No âmbito dessa operação as autoridades cabo-verdianas vão realizar os procedimentos legais que podem culminar na detenção da tripulação e apreensão dos navios sob suspeita de pesca ilegal, se conseguirem provas de que estes dois barcos não possuem licença para pesca e que figuram na lista das embarcações procuradas pela Interpol por actividade de pesca ilegal em vários países.

Interpol

De realçar que o Radar News Online teve acesso a uma nota emitida pela Interpol no dia 21 Janeiro 2015, com requisição da Nova Zelândia de que no dia 13 Janeiro 2015, o navio Yongding estaria a fazer pesca ilegal. As autoridades desse país denunciaram a Interpol que tinham suspeitas de que haviam detectado essa embarcação que estaria a violar as leis nacionais, as convenções internacionais e que ainda cometia crimes de fraudes pelo uso não autorizado da bandeira de vários países e praticavam a pesca ilegal numa zona protegida pelas convenções.

Nessa precisa data, o Yongding foi detectado com a bandeira da Guiné Equatorial e a Nova Zelândia ao entrarem em contacto com as autoridades da Guiné Equatorial descobriram que o navio não tinha autorização deste país para pescar na zona onde foi localizada a exercer tal actividade, e assim autorizaram as autoridades da Nova Zelândia a abordar a embarcação.

Investigações

De acordo com a nota “o Mestre recusou em cooperar, mas entregou os documentos pertinentes a um Oficial da Marinha que se encontrava num zodiac aportado ao lado do navio. Estes documentos constituído um Certificado de Registo, uma Licença de Pesca Internacional e um certificado de segurança do navio Manning. No entanto, existem dúvidas quanto à sua autenticidade.  Acredita-se que Yongding esteja a pescar com dois navios ilegais, o Songhua (3CAF) e o Kunlun (3CAG) que foram detectados nas imediações pela mesma patrulha. O Yongding estava viajando em conjunto com o Songhua e Kunlun em Dezembro de 2014, quando eles foram avistados por um avião de vigilância aérea do governo australiano”.

Com estas informações, as autoridades neozelandesas alertaram a Interpol para evidenciar esforços para realização de uma operação de fiscalização e detectar se esses navios estariam a praticar a pesca ilegal, inclusive o Yongding que até ser detectado em Cabo Verde já navegou com 12 nomes distintos e através de fraudes usavam a bandeira de vários países, e em outras ocasiões sem identificação.

Por ora, os navios Songhua  e o Yongding, agora designado por  “Luampa” em território cabo-verdiano estão sob a custódia das autoridades marítimas e criminais de Cabo Verde que terá de realizar diligências para confirmar que se tratam de pesqueiros ilegais, denominados por “piratas dos mares”, e de seguida formalizar os procedimentos que a lei determina em situações dessa natureza.  

Navio Yongding quando foi detectado pela Nova Zelândia- agora em Cabo Verde se chama Luampa



0 comentários:

Enviar um comentário