quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Distúrbio: Direcção promete punições severas para estudantes que vandalizaram ESJB

É um caso que aconteceu na Escola Secundária Jorge Barbosa, e está a ser censurado pela Delegação do Ministério de Educação em São Vicente, pela gestão desse estabelecimento de ensino, bem como pais e alunos da ESJB. Na noite de quarta-feira, 3, por volta das 19 horas, após um corte de energia eléctrica registada na área onde situa a Escola Secundária Jorge Barbosa, um grupo de estudantes aproveitou da situação para provocar um distúrbio e vandalizar a instituição. Dez estudantes foram suspensos de forma preventiva, por suspeitas de actuação no caso.

Foto in Notícias do Norte by Stevenn Silva

A direcção da Escola Jorge Barbosa já identificou alunos, suspeitos de participarem no acto, e por ora prossegue com diligências para apurar todos os factos e conseguir a identificação de todos os alunos que perpetraram essa “cena lamentável que pôs em risco a integridade física de alunos, professores e funcionários”.

Na sequência do corte de energia, vários estudantes provocaram um distúrbio que culminou no apedrejamento de janelas a partir do exterior. Por outro lado, há estudantes que ficaram feridos e professores ofendidos e injuriados, e ainda houve arremesso de cadeiras, mesas, papeleiras e cestos de lixo. Isto demonstra na óptica da gestão do ESJB, que os participantes desse acto “que revela uma violência por parte de jovens que não foram a escola para estudar, mas para praticar acções criminosas que expõem a comunidade educativa ao perigo e destroem os materiais dessa instituição”.

Punição

Depois de reunir com o delegado do Ministério de Educação em São Vicente, Anildo Monteiro, membros do Conselho Directivo e Disciplinar, a gestão actual da ESJB, chefiada por Filomena Lima não baixa os braços e vai prosseguir com as averiguações. A direcção de estabelecimento de ensino ainda não decidiu de que forma vai punir os autores do distúrbio, mas uma certeza tem: “as investigações vão até as últimas consequências, e vai haver uma punição severa para os infractores, isto para que esse castigo sirva de lição para os que vierem a participar nospróximos actos de violência, ou outros acontecimentos que possam lesar a comunidade educativa ou a instituição”.     

Investigação


O Comando da Polícia Nacional ao tomar conhecimento da situação cumprindo com a lei aplicou as medidas necessárias para salvaguardar a segurança daqueles que “estavam a prestar o seu serviço e os alunos alheio a situação, bem como interveio para impedir a acção dos vândalos, e deter os que foram identificados como participantes do distúrbio”.

0 comentários:

Enviar um comentário