terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Erupção vulcânica: Lavas já devastaram uma área de 9 km² e destruíram 239 habitações

A Direcção-geral do Ordenamento do Território está a trabalhar num plano de levantamento sobre o impacto da erupção vulcânica na zona de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo. No terreno as equipas técnicas através de GPS`,s procuraram actualizar o que as lavas já destruíram nos locais afectados e a verdade é que o cenário é lastimável. Pelos números registados o movimento lávico já atingiu uma área de 9 km²  e já devastou 239 edificações.


As autoridades revelam que todas as estradas de acesso a Chã das Caldeiras foram destruídas pelas lavas, e que várias áreas, de entre elas, as localidades de Portela e Bangaeira sofreram “graves danos com a passagem das correntes de lava que engoliram tudo aquilo que encontraram pela frente”.

Volvidas duas semanas, após o início da erupção vulcânica na ilha do Fogo, registam-se a devastação de milhares de hectares de propriedades agrícolas, 239 habitações, 160 cisternas, bem como, edifícios públicos, cinco pensões, um hotel, duas igrejas, currais, mortes de animais, entre outros pertences e espaços.


A DGOT revela que através dos GPS´s e dos trabalhos das equipas técnicas que estão no terreno vai continuar a ter uma percepção do rasto de destruição por parte das lavas. A Direcção-geral do Ordenamento do Território revela que pelas informações recebidas as lavas prosseguem o seu curso, e que já ultrapassaram a zona de Bangaeira, pelo que as perspectivas apontam que estão a cerca de 3km de Fernão Gomes.       

0 comentários:

Enviar um comentário