segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Tribunal envia para a prisão jovem suspeito de violar e esquartejar idosa de 92 anos

O Tribunal da Comarca de São Vicente colocou em prisão preventiva o cidadão suspeito de violar e esquartejar uma mulher de 92 anos, na zona de Alto São Nicolau, Ilha de São Vicente. Trata-se de um jovem de 26 anos, Edmar Rocha, residente nessa mesma localidade, e que já esteve em prisão preventiva por violar uma cidadã de 79 anos. O indivíduo regressa a Cadeia Central, desta feita sob indícios da prática de um homicídio com contornos de “crueldade e típico de execução por parte de um psicopata”.


Na tarde desta segunda-feira, 29 Dezembro, o 2º Juízo Crime procedeu ao interrogatório do arguido, Edmar Rocha, detido pela Polícia Judiciária por suspeitas de ser o autor do assassinato da cidadã Cecília Brito, conhecida por “Mana Cecília”, de 92 anos na sua residência em Alto São Nicolau.

O crime deixou em estado de choque os familiares, e as pessoas que conviveram de perto com essa cidadã “muito querida por todos, dada a sua maneira de viver e de lidar com os outros”. “Mana Cecília” foi violada e esquartejada no dia 27 Dezembro, e o seu corpo escondido numa mala no seu quarto.

No domingo, na sequência de diligências, a PJ deteve o jovem de 26 anos, residente em Alto São Nicolau, tido com o autor do crime, e que tinha um histórico de tentativas e ataques a mulheres com mais de 70 anos que vivia na sua área de residência, inclusive a vítima.

Prisão preventiva

Edmar Rocha foi interrogado pelo juiz sobre os factos que lhe indiciam da prática de um crime de homicídio agravado, em concurso com um crime de agressão sexual. Com base nos factos recolhidos em sede de interrogatório, e pelos dados presentes no processo de investigação do assassinato da cidadã, Cecília Brito, o Tribunal declarou que foram preenchidos os argumentos para lhe aplicar a prisão preventiva e lhe enviar para a Cadeia Central de São Vicente.

Perante os “fortes indícios do arguido ser o autor do crime ocorrido em Alto São Nicolau”, o juiz decidiu aplicar as normas do artigo 290 º do Código Processo Penal e enviou o arguido para a Cadeia de São Vicente. O magistrado assegurou que por razões de prevenção geral, a prisão preventiva seria a medida adequada para se evitar o perigo de continuação de acção criminosa.



Antecedentes criminais

Recorde-se que em Janeiro 2014, o arguido saiu em liberdade, depois de ter violado uma mulher de 79 anos em Março 2013, na zona de Alto São Nicolau. Com base nos relatórios médicos que revelaram que o indivíduo padecia de perturbações mentais, este foi declarado inimputável porque não teve capacidade mental para avaliar a sua conduta. E, ainda saiu em liberdade, porque segundo o Tribunal não constituía perigo para a sociedade. Mas, o certo é que já tinha atacado outras mulheres na zona de Alto São Nicolau, e agora os indícios apontam-lhe como autor de um “crime hediondo”

0 comentários:

Enviar um comentário