terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Nota do Governo: NÃO HÁ DECISÃO DE EVACUAÇÃO IMEDIATA DE QUALQUER POVOADO

O Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo informa que não há nenhuma decisão para se efectuar evacuação imediata de qualquer povoado que, eventualmente, possa estar ameaçado pelas lavas.Arlindo Lima, Presidente do SNPC, apela às pessoas para manterem a calma que a instituição que representa tudo fará para garantir a segurança da população.


O Serviço Nacional de Protecção Civil juntamente com as câmaras municipais locais, já iniciou a preparação para atender de forma rápida e segura a uma possível necessidade de evacuação de algum povoado que possa vir a sofrer com o avanço das lavas.

Neste momento, a erupção vulcânica encontra-se estável e o avanço das lavas está mais lento em relação ao que se verificava durante esta manhã de segunda-feira, e o vulcão tem expelido essencialmente gases e cinzas.

Informamos ainda que a tendência das lavas se deslocar em direcção a Fernão Gomes mantêm-se, faltando cerca de 3 km, portanto, aproximadamente 3 dias para eventualmente atingir este local, onde não existe qualquer habitante. Este cenário tornar-se-á realidade caso não haja interrupção das actividades vulcânicas.

Reunião

Após uma reunião realizada no final do dia desta segunda-feira, 08 de Dezembro, em Mosteiros, entre a SNPC, os presidentes das câmaras municipais locais, voluntários da protecção civil municipal e representantes de serviços descentralizados do Estado, tomou-se a decisão de pôr em curso diversas medidas de prevenção, pensando sempre na probabilidade do pior cenário, que é o de invasão das lavas aos povoados de Cutelo alto e Fonsaco, se tornar realidade.

Durante o encontro foi decidido que, havendo necessidade de uma possível evacuação dos povoados que se encontram sob ameaça, todas as condições já estão a ser criadas para que seja executada com cautela, rapidez e segurança, tendo em vista garantir a preservação das pessoas e dos seus pertences e, ainda, que sejam alojadas rapidamente, de forma a se garantir o bem-estar e dignidade possíveis nestas condições.
Dentre estas medidas está a decisão de se iniciar logo amanhã, terça-feira, uma ação de sensibilização e informação á população destas duas localidades e arredores, que será executada pelos voluntários já a serviço da protecção civil municipal, a fim de ensinarem à população os procedimentos adequados em caso de evacuação.

Articulação

Neste momento, todos os serviços competentes do Estado estão em estreita articulação, pelo que é fundamental a união entre todos, no sentido de se juntar forças e de haver um trabalho conjunto e coordenado capaz de dar respostas rápidas e seguras.

Na eventual possibilidade de uma evacuação já foram identificadas três opções de alojamento para as vitimas. A maior preocupação neste momento é criar condições logísticas e sanitárias nestes espaços, garantir a colocação imediata das crianças nas escolas, para além do apoio psicológico às famílias, tal como vem acontecendo nos outros centros de acolhimento
Vale salientar que a monitorização das actividades do vulcão estão a ser seguidas e analisadas sistematicamente, de forma a permitir a tomada atempada de decisões, sempre perspectivando garantir a segurança das pessoas.

0 comentários:

Enviar um comentário