domingo, 8 de fevereiro de 2015

Jovem foragido da justiça e viciado em furtar veículos regressa à prisão

O Tribunal de São Vicente enviou para a Cadeia Central, um jovem de 19 anos viciado em furtar veículos. No mês de Outubro, Hélder "Mingá Ramos foi detido depois de furtar uma viatura e abalroar um carro da Polícia na cidade do Mindelo. Detido numa cela no Palácio da Justiça de São Vicente, a aguardar o desfecho do caso, com recurso a uma chave falsa, Mingá abriu a porta da cela e fugiu sem deixar rastos. Volvidos, quatro meses foi detido por ordem do Tribunal. Condenado a 10 meses de reclusão, ainda vai aguardar o julgamento por prática de crimes de furto de veículos, condução sem habilitação legal, roubos e VBG.


O Juízo Crime teve mão pesada porque entender que o jovem constituía um perigo para a sociedade, dado ao seu cartel de crimes, e por ter o vício de furtar veículos e conduzi-los sem que tenha habilitação legal. Mingá, que é reincidente nessa matéria, e que já cumpriu pena de prisão esteve foragido depois de fugir do Palácio da Justiça, onde aguardava o desfecho do processo-crime em que furtou uma viatura e acabou por provocar um acidente ao abalroar um carro da Polícia Nacional na rotunda próxima clínica Urgimed. 

Mas, as ocorrências criminais envolvendo este indivíduo não ficam por esta situação. Em Agosto 2014, depois de ter saído da Cadeia Central onde cumpriu pena por crimes de furto de veículos e assaltos à mão armada, na companhia de um outro indivíduo furtaram um motociclo. Mas, acabaram por sofrer um acidente na Rua da Praia e foram detidos pela Polícia Nacional.

O caso foi presente ao Tribunal da Comarca de São Vicente e a decisão final se encontra suspensa até o mês de Novembro. É que os arguidos comprometeram-se em pagar os prejuízos causados ao motociclo, avaliados em 200 mil escudos. Porém por estar foragido da Justiça, esta semana, o Juízo Crime deu ordens a Polícia Nacional para procura-lo pela Ilha de São Vicente. Desta feita, Mingá foi encurralado pela PN, que realizou uma investigação criminal e cumpriu a ordem judicial.

O juiz sentenciou-o com uma pena de 10 meses de prisão e por estar a braços com as instâncias judiciais pela prática de assaltos, novos casos de furto de veículos, e de um crime de Violência Baseada no Género vai aguardar o desfechos desses processos na cadeia, isto como forma de evitar que continue em liberdade a progredir a sua carreira criminosa, como declarou o Tribunal. 


0 comentários:

Enviar um comentário