terça-feira, 17 de março de 2015

Cynthia Lopes Leite: uma esperança do Bodyboard feminino cabo-verdiano

Natural da Ilha de São Vicente, Cynthia Lopes Leite é uma bodyboarder cabo-verdiana que sonha ter progressões na sua carreira. Desde pequena, a jovem conviveu com familiares cotados aos desportos náuticos. E, assim aos 10 anos aliada a sua prancha embarcou-se no mundo das ondas. A viver nas Ilhas Canárias com as suas performances, Cynthia representa da melhor o seu país, onde é tida por muitos cabo-verdianos como uma esperança do Bodyboard feminino.   
  
Em entrevista ao Radar News Online, Cynthia assegurou que o Bodyboard é o seu desporto preferido, da qual considera já ser um “life style”. A jovem explicou que teve o contacto com uma prancha de Bodyboard “praticamente” desde da nascença, na medida que dentro de casa sempre teve familiares bodyboarders. Mas, o certo é que 2006 foi o ano que começou a “levar a sério a modalidade”.     

Conhecida pelo seu “feeling” de entrega para o Bodyboard, Cynthia Lopes Leite afirmou que na sua terra natal tem preferência por lugares com o São Pedro, Sandy Beach e Casa de Pasto para praticar a modalidade. Mas, é certo que a participação desta jovem num campeonato de bodyboard ocorreu além-fronteira, isto é na Gran Canaria, ao participar no Fronton King 2013, realizado no spot de El Fronton e que teve a participação de vários profissionais.

Segundo, Cynthia “meu sonho neste momento é ser um grande bodyboarder ou ir o mais longe possível”.  Questionado sobre a sua experiência na modalidade, a entrevistada sublinhou que “já surfei em quase todos os spotes da ilha de São Vicente, e também em quase todos os melhores spotes da ilha de Gran Canaria, como por exemplo o El Fronton e El Confital e já surfei em alguns spotes do Portugal como a Cova de Vapor e Carcavelos. E, Os meus spotes preferidos, e que pratico o Bodyboard com mais frequência fora de Cabo Verde é a La Barra e El Agujero”.

Cynthia Lopes Leite diz que ainda não conquistou títulos, mas que trabalha no “duro” para que um dia possa triunfar na carreira. Sobre os momentos da carreira, esta recorda com uma das melhores experiências, a sua primeira competição, uma passagem pelo mar da localidade de São Pedro, na Ilha de São Vicente e relembra de momentos que fizeram-na amadurecer no seu percurso.

“Quando entrei no El Fronton pela primeira vez e para competir, sabendo que é uma das ondas mais pesadas da Europa e considerado um dos melhores do Mundo. Outro momento que não esqueço foi uma ida ao São Pedro, onde fiz alguns back flip, onde havia altas ondas com junções e uma perfeição incrível. E, já que nem tudo é rosa, na modalidade tive momentos maus de "wipe out" que ficaram gravados na minha memória e que me ajudaram a amadurecer no Bodyboard”.

A entrevistada conclui dizendo que a sua aspiração profissional se revela “a tudo o que tem a ver com a arte, e a minha aspiração desportiva é praticar mais desportos radicais possíveis”.

0 comentários:

Enviar um comentário