segunda-feira, 16 de março de 2015

Zezinho Catana matou homem com pedra de 15 kgs para vestir suas roupas de ganga

Zezinho Catana é acusado de matar duas mulheres na Ilha de São Vicente e nos próximos dias vai conhecer a sua sentença, onde os indícios apontam que será absolvido por falta de provas. Mas, é certo que Catana, de 51 anos tem um histórico criminal com crimes hediondos que começaram nos anos 80. É o caso do assassinato de um homem na Ilha de Santo Antão: Catana esmagou-lhe a cabeça com uma pedra com mais de 15 kgs para roubar um blusão e umas calças de ganga. Condenado a 23 anos e seis meses de prisão, por bom comportamento cumpriu cerca de 20 anos de reclusão.


O Radar News Online apurou que antes de matar Djô D´ Vina, Zezinho Catana havia cumprido pena por tentativa de homicídio. A morte de Djô ocorreu na localidade de Mão Pra Traz, na Cidade de Ribeira Grande, mas segundo o que apuramos esse homicídio foi premeditado pelo autor. É que no dia da ocorrência, Catana apetitou-se pelas roupas da vítima que nesse período andavam na moda em Cabo Verde.

"Djô D´ Vina era um jovem trabalhador, e que com as economias que detinham gostava de andar bem vestido com roupas que andavam na moda no país. Nesse dia havia festa em algumas localidade e ele trajava um blusão e calças de ganga. Catana enfeitiçado pelo poder de ter essas roupas seguiu a vítima por todos os locais onde este foi, sendo a última vez em Pinhão. Perante a perseguição e a tentativa de roubar as suas roupas, Djô seguiu em direcção a zona de Mão Pra Traz onde tinha alguns conhecidos na perspectiva de pedir socorro" explica a nossa fonte.  

Mas, a entrada dessa localidade apercebendo da tentativa de fuga, Zezinho Catana atacou a vítima com uma pedra de calçada e este caiu ao chão. O mesmo alcançou uma pedra com mais de 15 kgs e esmagou a cabeça de Djô D´ Vina e retirou-lhe as suas vestes. Depois de vestir o blusão e as calças de ganga abandonou o local rumo a zona de Povoação.

"De manhãzinha um alvoroço tomou conta de Mão Pra Traz quando encontraram o corpo do homem. Ninguém sabia de que se tratava e a preocupação tomou conta de algumas famílias perante a ausência de familiares com características parecidas com o morto. No início na foi fácil a Polícia identificar a vítima até surgir entre os curiosos uma testemunha, uma pessoa que chegou da Povoação. Sem papas na língua declarou tratar de Djô D´ Vina e que o tinha visto de madrugada e que atrás dele seguia Zezinho Catana".

Confrontado com os factos pela Polícia, Catana que ainda trajava as roupas da vítima confessou ser o autor do crime. Levado a Tribunal disse que matou o homem para lhe retirar um blusão e as calças de ganga que nessa altura andavam de moda em Cabo Verde. 

No dia 16 de Abril de 1989, Zezinho Catana deu entrada na Cadeia Central de São Vicente para cumprir pena de 23 anos e seis meses pela prática de um homicídio  na localidade de Mão Pra Trás, Santo Antão. O seu bom comportamento valeu-lhe a saída da prisão antes de concluir a totalidade da pena, isto é, saiu da prisão no dia 19 de Março de 2009. E, agora está onde passou a maior parte da sua vida, a cadeia, na medida que em 2013, na Ilha de Santiago matou e esquartejou um homem de Santo Antão que lhe deu guarida na sua residência

0 comentários:

Enviar um comentário