domingo, 23 de novembro de 2014

Erupção do vulcão do Fogo: Presidente da República apela aos cidadãos para respeitarem pedido de evacuação

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca pediu aos moradores de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo para acatarem as ordens de evacuação do local, devido aos riscos provocados pela erupção vulcânica que ocorre nessa área. O Chefe Estado assegura ter informações que há alguma resistência por parte das pessoas que residem em Chã das Caldeiras, uma vez que alegam terem receios de verem as suas residências pilhadas ou devassadas pelas lavas.

Foto by Asemana
Mas, Jorge Carlos Fonseca apela aos cidadãos para que em benefício da sua segurança que respeitem as ordens das autoridades competentes que estão no local para apoiar a evacuação da população de Chã das Caldeiras, que ronda os 1000 habitantes.

O Presidente da República de Cabo Verde assegura que a situação neste momento é de risco, uma vez que a erupção passou para o nível 3.

Por isso afirma que “neste momento as pessoas devem acatar as ordens de retirada na localidade de Chã das Caldeiras, porque o vulcão prossegue a sua actividade vulcânica. As autoridades de Protecção Civil, entidades camarárias, instituições públicas e privadas apoiadas de meios estão a prestar auxílio à população, e neste sentido as pessoas devem colaborar e abandonarem as suas casas, sem receios porque a segurança dos seus bens estão a ser salvaguardada”.

Por outro lado, em relação aos cidadãos que se deslocam a Chã das Caldeiras apenas por motivo de curiosidade, o Chefe de Estado faz um apelo para que estes evitem esse tipo de comportamento para não colocarem em risco a sua integridade física, bem como prejudicar os trabalhos de evacuação que estão a ser executados no local.  

De realçar que desde de sexta-feira, 21 Novembro que havia sinais de aviso que a vulcão do Fogo poderia entrar em erupção. E neste domingo, 23 Novembro, às 9h45 min, o vulcão do Fogo iniciou a sua actividade vulcânica. A erupção deu-se na zona Sul, isto é, 19 anos após o último registo, em 1995, e de imediato dada a situação e ao aumento da intensidade da erupção, o INMG aconselhou a evacuação urgente da população de Chã das Caldeiras.
   

      

0 comentários:

Enviar um comentário