sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Homenagem a Mem´s: o rapper e impulsionador do Kuduro

No domingo, 30 Novembro vai-se realizar uma actividade cultural que homenageia o rapper Geremias “Mem´s” Fortes, falecido em 2013 na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente. A homenagem promovida por Renat e Badiss vai ter a presença de grupos de Hip Hop, Kuduro, dança, DJ´s e acontece no Largo do Centro Social de Fonte Felipe. De realçar que, Mem´s é homegeado pelos grupos que pertenceu, Niggaz de Ponta e 100% Batida.


Geremias “Mem´s” Fortes faleceu a 17 Novembro 2013, quando um problema de saúde interrompeu o sonho deste jovem artista mindelense que dedicou a sua vida a música. O músico fez parte da nova geração do Hip Hop cabo-verdiano, e através da sua voz materializou a cultura de paz e do amor na sociedade são vicentina. Mem´s foi ainda um amante e impulsionador do Kuduro, estilo musical que começou a ser interpretado por vários artistas são vicentinos.

Mem´s começou a dar os primeiros passos no estilo musical HipHop com o grupo Niggaz D´Ponta da localidade de Fonte Filipe. Nos últimos anos, antes do seu falecimento passou a ser um dinamizador do estilo Kuduro, depois do ingressar no grupo 100% Batida da Ribeira Bote.
Actuações
Em 2012 foi distinguido para fazer parte de um grupo de jovens talentos de São Vicente que fizeram a abertura da 28ª edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, que homenageou a falecida cantora Cesária Évora.
O jovem artista tinha talento para compor e fazia vibrar os cidadãos que o acompanhavam nos espectáculos. Mem´s era uma presença assídua nas actividades culturais realizadas nos bairros da ilha, em Santo Antão, São Nicolau e em outras ilhas, bem como nos comícios políticos e eventos na Rua de Lisboa.
Memória
A família, membros do grupo Niggaz D´Ponta e 100% Batida, e amigos do malogrado, com a actividade de Homenagem vêm demostrar que apesar do seu desaparecimento físico, ele continua na memória de todos. De realçar que, as composições que ele idealizou continuaram a ser ouvidas pelas pessoas que apreciam a sua mensagem.


0 comentários:

Enviar um comentário