domingo, 30 de novembro de 2014

Erupção: Sede do Parque Natural do Fogo fica para a história ao ser devastada pelas lavas

As perspectivas apontavam que a Sede do Parque Natural do Fogo teria apenas 5% da sua estrutura danificada pelas lavas que jorraram nos últimos dias em Chã das Caldeiras, com a erupção vulcânica que assola a ilha do Fogo, desde do dia 23 Novembro. Mas, a verdade é que a erupção ganhou maior intensidade na última madrugada e a Sede do Parque Natural do Fogo não escapou as "línguas de fogo", e assim foi devastadas pelas lavas que engoliram todo o edifício, cujas obras custaram mais de 100 mil contos, e que foi inaugurada em Abril 2014.

Foto by Nicolau Centeio - Asemana
Nos dois dias que antecederam este domingo, 30, as lavas deram alguma trégua a localidade de Chã das Caldeiras e permitiu que vários moradores pudessem recuperar os pertences que deixaram ficar aquando da sua evacuação. Com apoio das autoridades, as pessoas conseguiram reaver os bens que estavam prestes a serem devastados pelas lavas.

O cenário de catástrofe veio a confirmar com as lavas a engolirem casas, hectares de terrenos agrícolas, currais e outros bens. Depois destas terem destruída as estradas que dão acesso a Chã das Caldeiras, neste domingo deslizaram a um ritmo de três metros por hora e conseguiram devastar a Sede do Parque Natural do Fogo, que a partir de hoje fica submerso das lavas que consomem tudo aquilo que vão encontrar pela frente.


Neste momento, a corrente de lava já atingiu a estrada em direcção à Portela. Já a outra frente de lava mantém-se a 60 metros da Escola do ensino básico e a 30 metros do Hotel Pedra Brabo. Com o agravar da situação há indícios que as lavas possam retomar em direcção a Sul. Registam-se também fortes tremores em várias localidades vizinhas da Chã, como Cabeça Fundão, Estância Roque e Achada Furna.


A prioridade das autoridades é fazer a evacuação de um grupo de pessoas que ficaram em Chã das Caldeiras a cuidar dos animais. Recorde-se que o Ministério da Administração Interna emitiu um alerta a assegurar que existe tolerância zero para entrada de pessoas em Chã das Caldeiras.







0 comentários:

Enviar um comentário