quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ricking quer ser uma das maiores referências do Hip Hop de Cabo Verde

Ricardo Lopes, conhecido por Ricking nasceu no bairro de Monte Sossego, ilha de São Vicente. Ricking de 25 anos é um artista mindelense que pretende ser uma das maiores referências do “Hip Hop Kriol", de forma a conseguir alcançar o máximo de pessoas. O jovem quer intervir e ajudar o seu país, Cabo Verde, com mais do que palavras. Para além disso quer tornar-se num dos melhores "performers e entertainers" de Cabo Verde, pois Ricking defende que o Hip Hop não é só intervenção, mas também diversão.
O Radar News Online conversou com o artista mindelense, Ricking, um jovem que está na vanguarda de projectos culturais, artísticos e musicais na ilha de São Vicente. A projecção de Ricardo “Ricking” Lopes surgiu aquando do lançamento da sua primeira música, intitulado “Nha estil”, que lhe abriu o caminho para a realização de performances em diferentes locais.

Ricking diz não ter um ídolo, mas que há duas pessoas pela qual tem admiração e que são uma fonte de inspiração: Amílcar Cabral, que tem como referência desde criança, e o rapper, Eminem, que sempre admirou como músico e pela sua história de vida. 
O entrevistado assegura que a nível pessoal, tem o nascimento da sua filha como um momento marcante, e que “nunca saberás, se não tentares”, é a frase que segue como máxima para a vida.

A paixão de Ricardo Lopes pela música surgiu na infância, onde ouvia vários estilos musicais nomeadamente, a morna, coladeira, reggae, blues, jazz, Hip Hop e R&B. “Aos 18 anos comecei a escrever acerca de coisas que despertavam a minha atenção. Mas, só comecei a produzir música, na verdade à partir de Julho de 2011, quando tornei-me membro do grupo MSGO (MontSossegGo). E, um dos meus maiores objectivos é exactamente gravar um álbum, aliás quantos puder”.

Actuações

Com o grupo, MSGO, Ricking começou a dar as primeiras pisadas nas actuações em actividades realizadas na ilha de São Vicente. O grupo subiu ao palco pela 1ª vez na Academia Jota Monte, no dia 18 Setembro 2011 e de seguida, em Janeiro de 2012, participou do Festival da Juventude organizado pela ADECO (Associação da Defesa do Consumidor). Depois dessa actuação, seguiram-se apresentações em várias localidades da ilha do Monte Cara, tais como: Ribeirinha, Monte Sossego, Ribeira Craquinha, Bela Vista, Chã D´ Alecrim, Madeiralzinho, Passarão, Ribeira de Calhau.

O MSGO participou ainda no concurso Master Music, Festival Verão Madeiralzinho 2012, Festival do Lazareto 2013 e Festival Laginha 2014. E a nível individual, Ricking cantou num evento na zona de João Afonso, ilha de Santo Antão. E, no mês de Junho 2014 actuou numa actividade cultural para saudar o dia das crianças, realizada pelo “Lod Escur & Anjos do Apocalipse”, no centro social de Ribeira Craquinha, no mês de Junho.

Experiência

“Os maiores contributos que tive para minha carreira foram: o meu irmão RC boy que incentivou-me para começar a expor o que eu gostava de escrever no Rap. O meu grande amigo Kleiser esteve sempre presente para apoiar-me desde o início. O Krioltyvo que é o fundador do nosso grupo MSGO, que acreditou e acolheu-me sem pestanejar. O BOB do MSGO, e que estamos a gravar um mixtape. O Nick Boy Shine, proprietário do NBS Studio, local onde eu gravo. E a minha mulher Noelisa que é o meu suporte, na qual ouço a primeira opinião, e é a pessoa que mais demonstra o quanto acredita no meu trabalho”.


O entrevistado revela quem contribui para a experiência adquirida, de entre eles, a companheira, a bailarina e coreógrafa, Noelisa Santos, com quem fundou a escola de dança, The Dancing House, situada na zona de Madeiralzinho. Neste momento, Ricking está a trabalhar na produção do seu mixtape, que vai se intitular “Portador de verdade”. Mas, por outro lado lançou no mercado o seu slogan: “Hip Hop CV Verdade ne Musica” e o seu símbolo/marca onde defende que “seu significado é que a minha coroa sou eu que faço, com o meu trabalho e esforço…One”.

Slogan de Ricking 
Símbolo Ricking











Videos 







1 comentários: