quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Acidentes marítimos: “A culpa deve continuar a morrer solteira em Cabo Verde?”

Tomás Delgado, responsável do SIMETEC, sindicato que representa os trabalhadores do sector marítimo em Cabo Verde defendeu que “não é normal”, que em sete anos se regista oito acidentes com navios, em que houve perdas humanas, para além de outros prejuízos materiais. O SIMETEC critica o facto de a sociedade cabo-verdiana, bem como a instituição não conhecerem os resultados dos inquéritos de acidentes com navios ocorridos antes da tragédia com o “Vicente”.

Navio Sal Rei encalhado ao largo do Porto da Praia após choque com navio Cipreia

O sindicalista assegurou que “se tivessem sido apuradas as reais causas dos acidentes anteriores, e se medidas adequadas tivessem sido tomadas oportunamente, provavelmente ter-se-ia evitado este e outros acidentes”.

O responsável do SIMETEC adiantou que é preciso cobrar das autoridades competentes a divulgação dos resultados dos inquéritos, que ainda anunciem as medidas para se evitar novos acidentes, e o clima de insegurança que se vive no sector marítimo e portuário em Cabo Verde.


Tomás Delgado destacou a realização de um fórum sobre o trabalho marítimo e portuário pelo Ministério da Tutela, onde aproveitou a ocasião para colocar a tónica sobre acidentes que têm acontecidos nos últimos anos nos mares de Cabo Verde, e que publicamente não se conhecem os resultados das averiguações. 

Navios acidentados 

Dilza

Barlavento

Musteru

Terry Tres

Rotterdam

Sal Rei

Cipreia

Tarrafal

Pentalina B

John Miller

Vicente


0 comentários:

Enviar um comentário