quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Esperança: Governo dá ordens para a continuidade das buscas das 12 pessoas desaparecidas

Volvidos cerca de uma semana após o naufrágio do navio Vicente que resultou em três mortes, já confirmadas, no resgate de 11 pessoas com vida e ainda 12 cidadãos ainda desaparecidos, as buscas prosseguem. Nesta quarta-feira, as diligências prosseguiram no sentido de encontrar corpos dos náufragos desaparecidos. Mas, até o momento não se conseguiram localizar nenhum dos cidadãos. Apesar dessa situação, o Governo decretou luto nacional e deu ordens as autoridades para prosseguirem com as buscas até o momento que estas se apresentarem nulas. De realçar que familiares das pessoas desaparecidas vieram pedir a continuidade das buscas, na medida que a esperança é a última a morrer. 

Por outro lado, com a tragédia, o Governo declarou luto oficial nacional por dois dias, quarta e quinta-feira em memória das pessoas falecidas no naufrágio do Navio Vicente, na última quinta-feira, 08, a cerca de quatro milhas do Porto de Vale dos Cavaleiros, na Ilha do Fogo.
A decisão do Governo, através de um  comunicado, foi tomada em consonância com o "sentimento generalizado de tristeza de todo o povo cabo-verdiano" numa expressão de "profundo pesar e solidariedade" para com as famílias das vítimas do naufrágio do navio de carga e passageiros “Vicente” com 26 pessoas a bordo.
"Foi com grande comoção que todo o povo cabo-verdiano recebeu a notícia deste triste e doloroso acontecimento. Os falecimentos ocorridos em decorrência deste fatídico naufrágio representam para as famílias, para o Governo e para toda a Nação cabo-verdiana, perdas irreparáveis", lê-se no documento.
Durante o período do luto oficial, a bandeira nacional é colocada a meia haste em todos os edifícios públicos no país, bem como nas representações diplomáticas e consulares de Cabo Verde, sendo que os espectáculos e manifestações públicas ficam cancelados.
Passageiros a bordo
Em relação as pessoas que estavam a bordo foram encontradas com vida onze: Aricson Fonseca, agente do navio Tuninha, João Domingos, 2º Oficial, Daniel Gomes, 1º marinheiro, Valdir Santos, marinheiro, Manuel Fortes, 3º piloto, Dalilo Fernandes,estagiário de máquinas, Hermínio Furtado, marinheiro estagiário, Dirce Carmos e Maria da Luz, empregadas de camera. Foram encontrados ainda, os passageiros José Eduardo Amado e Antónia Dias.
As autoridades já confirmaram três mortes: corpo do tripulante, Carlos Pina, ajudante de cozinha foi resgatado, e avistaram como morto, uma criança, Wesley Amado, filho de José Amado e do Chefe de máquinas, Lazaro Chapey. 
Quanto as pessoas desaparecidas com o naufrágio, há os passageiros, Sandra Varela e António Morais. Da tripulação, há o Comandante, Cláudio Gonzalez, o Imediato, José Angel, Gualdino Monteiro, Pedro Cidário, o Contra-mestre, João Santos, João Camilo, cozinheiro, Danilson Inocêncio, marinheiro, Eunice Monteiro, empregada de camera, e os condutores de atrelado, Adilson Lopes e Osvaldino Delgado.   

0 comentários:

Enviar um comentário