segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ataque à segurança nacional: Assassinato de mãe de inspectora da PJ e atentado contra o filho do Primeiro-ministro

Na sequência da tentativa de assassinato do cidadão, José Luís Neves, filho do Primeiro- ministro, ocorrido no dia 30 de Dezembro, o Governo revelou que esta situação está inserida no mesmo padrão de ataque às instituições do Estado e que este tipo de criminalidade desafia as autoridades nacionais. O ministro, Rui Semedo, porta-voz do Conselho de Ministros, assegurou que o atentado contra o filho mais velho do chefe do Governo e o assassínio da mãe de uma inspectora da Polícia Judiciária configuram-se como ataques a instituições do Estado democrático e à segurança nacional.


De acordo como o ministro da Defesa Nacional, este tipo de criminalidade organizada e com conexões transfronteiriças distingue-se como um dos desafios de segurança e ordem públicas exigindo, assim, respostas a níveis adequados. Para o Governo, a criminalidade organizada foi considerada no conceito estratégico de segurança e defesa nacional como uma das principais ameaças. Neste sentido revela que há vários anos que tem merecido um combate efectivo do sistema de segurança nacional.

Rui Semedo deu a garantia de que o Estado de Cabo Verde está determinado em prosseguir com "firmeza e determinação", o combate que a seu ver ainda carece de uma crescente articulação do país com os parceiros internacionais.

Combate

"A nível interno, afirmou, vão continuar a intensificar as respostas necessárias para devolver a tranquilidade e estabilidade aos cidadãos cabo-verdianos."

O Governo entende que o país vive hoje numa comunidade internacional de risco em que existe uma articulação decidida da acção dos órgãos de soberania nacionais. Mas também uma atitude firme dos cidadãos, o que é fundamental para fazer prevalecer o Estado de direito e as regras do direito internacional.

O ministro apela à serenidade e confiança dos cidadãos nas instituições da República e reitera a inabalável determinação do Estado em fazer prevalecer a justiça e a tranquilidade pública em Cabo Verde.

Atentado

O filho do primeiro-ministro José Luís Neves, foi vítima de vários disparos na região do abdómen à porta da sua casa, na noite do dia 30 de Dezembro, na zona da Cidadela, perto do Palmarejo. O seu estado é saudável, mas continua internado no hospital Agostinho Neto.

0 comentários:

Enviar um comentário