quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Autoridades suspendem buscas: Resgataram apenas três pessoas após naufrágio do navio Vicente

As autoridades marítimas e os Serviços de Protecção Civil suspenderam as buscas de resgate aos cidadãos que seguiam a bordo do navio Vicente, da Companhia Tuninha, que afundou na noite do dia 8, nas imediações do Porto Vale dos Cavaleiros, na Ilha do Fogo. Os dados recolhidos pelas autoridades apontam que a embarcação tinha 22 pessoas a bordo, e nas diligências feitas até ao momento conseguiram salvar três. As buscas serão retomadas às seis horas, na tentativa de procurarem sobreviventes.


Devidas as condições do mar, com ondas de cerca de quatro metros, a falta de visibilidade, e de uma embarcação de busca e salvamento, as autoridades suspenderam as buscas. Por ora, apenas o navio Ostrea se encontra em alto-mar à procura de sobreviventes, e ainda não se descobriu o paradeiro de "Vicente" que afundou ao largo de Vale dos Cavaleiros.
  
De realçar, que na noite desta quinta-feira, 8 Janeiro, por volta das 22 horas, as autoridades marítimas foram informadas de que o navio Vicente afundou nas imediações do Porto de Vale dos Cavaleiros, na Ilha do Fogo. O navio de transporte de passageiros e cargas chegava a ilha com proveniência do Porto da Praia. Mas, uma vez que o navio Ostrea da empresa de combustíveis, Vivo Energy se encontrava no porto, o comando do Vicente foi informado de que deveria aguardar a saída do Ostrea ao largo de Vale dos Cavaleiros, e só depois atracar para descarregar a carga que tinha a bordo e permitir a saída de passageiros.

O que se sabe é que o navio Vicente foi para uma zona a cerca de 4 milhas e meio do Porto de Vale dos Cavaleiros. De seguida o Comando não respondeu as chamadas, se verificou que o navio tinha desaparecido dos radares, e apenas se avistaram balsas e coletes salva-vidas. O navio Ostrea dirigiu para o local à procura de sobreviventes, bem como o Kriola foi accionado para prestar apoio. Nas diligências foram resgatadas três pessoas, um 2º Oficial, um marinheiro e um passageiro, e pelos números avançados as autoridades faltam resgatar 19 cidadãos, que estão a deriva num mar que se apresentava "revoltoso e onde a visibilidade é reduzida".

Por ora, as autoridades desconhecem as causas do naufrágio do navio Vicente, e em que área afundou. Nas imediações do Porto do Vale dos Cavaleiros foram realizadas buscas para encontrar as restantes pessoas que estavam a bordo da embarcação. As buscas foram suspensas e serão retomadas às seis horas, na medida que as condições do mar e do tempo impedem a realização dos trabalhos, onde apenas a tripulação o navio Ostrea ficou em alto-mar a ver se consegue resgatar alguém durante esta madrugada. Isto, até que elementos dos Serviços de Protecção Civil, autoridades marítimas, militares regressam ao mar para encontrar sobreviventes dessa tragédia.      

1 comentários:

  1. Eh lamentavel a situacao que o sector da Marinha Mercante de Cabo Verde atravessa. Tudo indica que nao existe nenhuma fiscalizacao por parte das autoridades maritimas. Eh da praxe, especialmente para os navios de passageiro, ser exigido antes da largada dos portos, que o capitao/imediato comprova o estado de estabilidade do seu navio (sem dizer que este mesmo estado de estabilidade do navio deve ser familiar aos seus oficiais a todo o momento). Mas como eh possivel que os sinistros aumentem desta forma enquanto nos eh proporcionado hoje em dia uma serie de tecnologias modernas que facilitam e asseguram grandemente o bom desempenho dos oficiais a bordo!!?... eh evidente que algo estah ERRADO!
    Estou a falar do meu sector, pois sinto uma tristeza profunda quando oico noticias desta natureza, e ultimamente no nosso pais pode-se ateh dizer que virou moda!... eh sim, uma vergonha e somente descredibilita os nossos oficiais e o sector todo, a comecar pelo Instituto do Mar. Ja eh hora das autoridades competentes comecarem a fazer um trabalho mais convincente e digno.

    ResponderEliminar