domingo, 11 de janeiro de 2015

Mistério: O que aconteceu com as 12 pessoas desaparecidas após naufrágio do navio Vicente?

As autoridades têm esperança de encontrar as pessoas que continuam desaparecidas após o naufrágio do navio Vicente na Ilha do Fogo. Por ora, 12 pessoas continuam ainda desaparecidas. Já se resgataram 11 com vida, registaram três mortes, inclusive uma criança, que faleceu nos braços do pai. Nas próximas horas, as buscas têm por base encontrar os desaparecidos com vida, ou fazer o resgate de quem perdeu a vida no naufrágio. Há suspeitas de que haja corpos no interior do navio, cujo o paradeiro da sua localização no mar da ilha do Fogo é um mistério.


Os Serviços Nacional de Protecção Civil avançam que as buscas continuam infrutíferas ma medida que ainda não encontraram qualquer pessoa que consta da lista dos desaparecidos. As condições do mar e do tempo estão a interferir nos trabalhos das autoridades que procuraram os desaparecidos, mas os Serviços Nacional de Protecção Civil defendem que as buscas entre as Ilhas do Fogo e da Brava vão prosseguir. 

Diz o ditado que a esperança é a ultima a a morrer, e assim as autoridades têm como objectivo é descobrir o paradeiro dos cidadãos dados como desaparecidos e que seguiam a bordo do navio Vicente, que afundou nas imediações do Porto de Vale dos Cavaleiros na noite do dia 8 Janeiro, e cujo paradeiro ainda é um mistério.

As autoridades marítimas e o SNPC revelam que as buscas vão ser realizadas até o período em que se averiguar que "a esperança de encontrar pessoas forem nulas", e adiantam que os meios foram reforçados com a chegada de um navio e de um avião de Portugal, que conta com o apoio do navio Djon Dade, rebocador Damão, barco Mar Linda e meios aéreos que auxiliam nas buscas, bem como agentes da Polícia Nacional, voluntários e militares que fazem buscas apeado pelas encostas das ilhas do Fogo e Brava. 

Desaparecidos

O comandante Cláudio Serrer Gonzalez é dado como morto, uma vez que os outros tripulantes que sobreviveram não o viram saltar do navio, quando este se afundou. O mesmo acontece com o imediato, José Angel Auquet Tellez, que também não foi visto a saltar da embarcação. Quanto ao chefe de máquina, Lazaro Abreu Chapey morreu devido ao cansaço. Não conseguiu agarrar-se a uma corda quando a equipa de salvamento tentou resgatá-lo. O corpo ainda não foi encontrado pelas autoridades que realizam as buscas.

De entre os 18 tripulantes presentes na embarcação estão ainda desaparecidos o contra-mestre João da Luz Lopes, Danilson Inocêncio, Eunice Monteiro Mendes, Osvaldino Rodrigues, Pedro e Adilson Lopes. O cozinheiro, João Camilo , e o 1º motorista, Gualdino Monteiro também são dados como morto, mas os seus corpos ainda não foram resgatados.

Na sequência de diligências foram resgatados João Domingos Tavares (2ª Oficial do navio Vicente), Daniel Gomes (3º motorista), Emanuel “Vela” Augusto Fortes (estagiário na embarcação), Dirce Eneida do Carmo, e Armínio Santos, Dalilo Fernandes, Valdir  dos Santos, Maria da Luz Pires (tripulantes) e Arickson Fonseca (agente do Tuninha).

Quanto aos oito passageiros que embarcaram já foram resgatados Antónia Dias e José Eduardo Mendes cujo filho, de 4 anos, terá morrido nas mãos do próprio pai. Mas, há ainda passageiros que continuam desaparecidos, de entre eles, Sandra Varela, esposa do delegado da Agência Marítima e Portuária na Ilha do Fogo.

0 comentários:

Enviar um comentário