segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Jorge Carlos Fonseca: "o país precisa encontrar soluções para fazer baixar a dimensão de insegurança"

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca veio a público falar a população cabo-verdiana sobre a existência de um novo fenómeno de criminalidade. O Chefe de Estado assegura que a solução não passa apenas pela alteração das leis, Mas, sim pela união de esforços de todas as instituições do Estado no seu combate.


O Presidente da República em declarações a RCV, a cerca do atentado contra o filho do primeiro-ministro, admitiu, ainda, que este crime é um caso com contornos especiais, que merece toda a atenção e preocupação do país. Tendo em consideração a gravidade da insegurança, Jorge Carlos Fonseca alertou que o país está a ser alvo de “um fenómeno novo de criminalidade”, com novos contornos, que “implicam um crescendo do nível de percepção de insegurança”.

“Eu não pretendia pronunciar-me em concreto sobre um caso, ainda que ele seja marcado por contornos muito especiais, muito particulares, um caso que revela muita gravidade, que merece toda a nossa atenção e preocupação e que vem na sequência de outros casos também muito relevantes” adiantou o Presidente da República.

Jorge Carlos Fonseca afirmou que perante essa situação, o país precisa encontrar soluções para fazer baixar a dimensão de insegurança. Essas soluções, na sua visão, devem passar pela "determinação e firmeza, perante o diagnóstico da situação, para a mobilização de investimentos no reforço das capacidades de resposta operacional, logística, científica e técnica de intervenção das entidades e forças que intervêm no domínio da investigação e da repressão criminal".

José Luís Neves, filho do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, sofreu uma tentativa de assassinato no dia 30 de Dezembro, à porta da sua casa, num dos bairros da Cidade da Praia, sendo o seu estado de saúde estável, após intervenção cirúrgica no Hospital Agostinho Neto.

0 comentários:

Enviar um comentário