segunda-feira, 29 de setembro de 2014

5º aniversário: Associação ABRAÇO sob o signo de "retrospectiva e projecção de novos desafios"

A Associação Seropositivos de São Vicente, ABRAÇO, celebrou o 5º aniversário sob lema “retrospectiva e debate sobre novos desafios e novos caminhos 2015-2020”.
Comemoração do 5º aniversário da Associação ABRAÇO 
A comunidade ABRAÇO reuniu-se no acto central das comemorações que teve a presença do presidente da CMSV, Augusto Neves, delegação da Morabi e a Plataforma das ONG´s, entidades ligadas a instituições de cariz social e membros da associação. De realçar que 10 membros receberam certificados no âmbito de uma formação na área de plano de negócios. 

Desses cinco anos, o presidente da associação ABRAÇO, Ailton Lima faz um balanço positivo marcado pela evolução em vários aspectos. Porém, Ailton Lima relembrou que não foi fácil fazer a legalização dessa organização não-governamental, que há cinco anos trabalha em prol das pessoas portadores do VIH/ SIDA na ilha de São Vicente.

Devido a burocracia existente nas instituições que tutelam a legalização de projectos e associações em Cabo Verde, o presidente do ABRAÇO explicou que tiveram de esperar cerca de três anos para ver a sua legalização publicada no Boletim Oficial.

Conquistas

Relativamente aos ganhos, Ailton Lima regozija-se com a cedência de um espaço no Centro Social de Ribeira Bote por parte da edilidade para prosseguirem com o trabalho junto da classe. A associação ABRAÇO, que desde da primeira hora teve a Morabi e a Câmara Municipal de São Vicente como parceiros conseguiu ainda apetrechar a sua sede com equipamentos destinados a execução das tarefas. E, ainda a parceria desenvolvida nos últimos tempos com a Plataforma das ONG,s. 

Ailton Lima explicou que a associação que dirige elaborou um projecto para procurar financiamento junto do Comité Nacional de Luta Contra SIDA. O dirigente diz que ter essa parceria com esse organismo nacional é um ganho para a associação.

Financiamento

“Financiaram o nosso primeiro projecto intitulado Viver Positivo, que incluía o apetrechamento da nossa sede. E, que incluía ainda a formação de pessoas portadoras de HIV em matéria de par educador. Isto é, pessoas que vivem com HIV passariam a aconselhar pessoas que padecem desse mesmo problema, nomeadamente para fazer o tratamento ou evitar ter vícios, como o caso de consumo de bebidas alcoólicas” elucidou o entrevistado.

O presidente afirma que a associação ABRAÇO teve ganhos com a elaboração de actividades alusivas ao dia Mundial da luta contra o Sida. Neste momento, de forma directa em parceria com o Comité de Coordenação de Combate à Sida (CCCS/Sida), a associação desenvolve um projecto baseado em actividades de combate a essa doença.

Retrospectiva vs Desafios

Numa retrospectiva aos cinco anos que já se passaram, Ailton Lima faz um balanço positivo e reforça “ganhamos confiança dos nossos parceiros. Uma credibilidade nesse sector, apesar de sabermos que sempre há quem fique com o pé atrás, quando trabalha com associações. Por vezes quem apoia, diz será que vão dar o melhor caminho a esse dinheiro”.

O activista acrescenta que aos poucos vai-se ganhando mais credibilidade junto de outras instituições. "E, se o CCCS/Sida tornou num parceiro do ABRAÇO é porquê acreditam que se trata de uma associação credível, então outras instituições podem ter a certeza que o ABRAÇO é credível".

O presidente da associação ABRAÇO aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem aos membros já falecidos. Quanto aos desafios para os próximos cinco anos, o ABRAÇO, Lima assinala: trabalhar com melhor articulação junto das instituição, possam ganhar novos parceiros, apoio de assistentes sociais e psicólogos e ter uma maior colaboração por parte dos associados.

0 comentários:

Enviar um comentário