quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Validação do STJ: 22 anos de prisão para autores do assasssinato de cidadão francês

O Supremo Tribunal de Justiça decidiu manter a pena de prisão dos arguidos, Rivan das Neves e Hélio Delgado condenados pelo assassinato do cidadão francês, Jose Pelaez, de 69 anos. O caso aconteceu nos estaleiros da ex ONAVE, ilha de São Vicente. No seu veredicto, o juiz considerou a acção dos indivíduos de uma violência selvática. E, o STJ acabou por validar a pena aplicada pelo magistrado, pelo que os sujeitos vão passar 22 anos na prisão.
Iate da vítima nos estaleiros da ex ONAVE
A decisão do Supremo Tribunal de Justiça surgiu na sequência de um recurso interposto pela defesa dos arguidos. A defesa queria que a instância revisse os argumentos da sentença condenatória, cuja decisão final seria a convolação do crime de roubo e homicídio agravado para o artigo 198º do Código Penal, nº 5, isto é, roubo agravado em razão da violência, na medida que a violência exercida para realizar o roubo resultou na morte do cidadão.
Mas a decisão do STJ não foi ao encontro das pretensões da defesa dos dois indivíduos que cumprem a pena na Cadeia Central de São Vicente. A defesa alegou que os dois jovens não tinham a pretensão de matar a vítima. Pois, segundo declaram em Tribunal quando entraram no iate tinham como finalidade praticar um crime de roubo e não matar quem estava no seu interior. Os arguidos confessaram o crime de roubo referindo que subtraíram da vítima um computador portátil, telemóvel, 50 euros, géneros alimentícios, entre outros objectos.
Crimes
Para o Supremo Tribunal de Justiça, o veredicto do Tribunal da Comarca de São Vicente atesta factos de que os arguidos cometeram um crime de homicídio agravado e roubo.
Neste sentido, o STJ validou a posição do juiz de que “não se provou quem agrediu primeiro a vítima com a manivela. , Mas pelas provas produzidas, e com base num terceiro suspeito que acompanhou-os, sem ter intervenção criminosa, apurou-se que os dois indivíduos foram responsáveis pelas agressões que determinaram a morte do cidadão francês. Pela barbaridade do crime vê-se que os arguidos consumaram a sua acção com uma violência selvática, pelo que a vítima teve uma morte amargurada e martirizada”.

Caso

O caso que envolveu Rivan e Hélio aconteceu no iate pertencente a vítima, no dia 23 de Maio de 2012, por volta das 21h20 minutos nos estaleiros da ex ONAVE. Os dois arguidos foram condenados por terem aplicado golpes com uma manivela na cabeça e no corpo, razão pela qual o cidadão francês veio a falecer horas depois da ocorrência.

Desta forma, o magistrado anunciou a decisão final do Tribunal condenando os arguidos a uma pena de 18 anos de prisão pelo crime de homicídio agravado e de oito anos por terem subtraído objectos do iate da vítima. Feito o cúmulo jurídico, o Juízo Crime aplicou-lhes uma pena única de 22 anos.

0 comentários:

Enviar um comentário