sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cheiro nauseabundo: Vazamento de esgotos indigna cidadãos

Durante a época das chuvas, o vazamento de esgotos na via pública é uma situação que assola a vida das pessoas na ilha de São Vicente. Neste momento, há um sentimento de indignação no seio de cidadãos que vivem ou transitam nos arredores da escola do ensino básico e Ribeirinha “João José Dos Santose em Fonte Inês, nas imediações do Centro Bom Pastor.

Esgoto atrás do Centro Bom Pastor
Desde das chuvas caídas na quarta-feira, 24 Setembro, que há vazamento de esgoto nessas áreas e que percorrem as áreas da Av. Cidade Invicta, campo de futebol da Vila Nova e imediações do Mercado de Ribeirinha.
Esgoto leva mau cheiro  um Jardim Infantil
O cenário visível nesses locais são de pessoas preocupadas com as consequências dessa situação para a saúde pública. Moradores que apesar do calor preferem deixar as janelas e portas de casa trancadas para que o “cheiro insuportável” não lhe invada a casa, como explicam Titina e Antónia.

Nauseabundo

E, de gente com o nariz tapado para não respirar o “fedor de esgotos”, e ainda há quem para chegar ao outro lado da vida tenha que andar aos saltos para não meter os pés nas águas que vazam pelas estradas.
A sofrer na pele as consequências do vazamento dos esgotos, os moradores bradam aos céus, à procura de uma solução. É que já accionaram várias vezes os serviços de saneamento da Câmara Municipal de São Vicente. Porém, a situação se mantém inalterável, e à medida que o tempo passa, se agrava mais.
água do esgoto junto ao Mercado de Ribeirinha
Problemas

Os estudantes, Melanie Spencer e Renato Castro sublinham que “por estes dias é difícil passar por esta zona. O cheiro nauseando contagiou o ar junto ao Mercado de Ribeirinha e do Centro de Bom Pastor, onde há um jardim infantil a sofrer consequências”.
Os condutores que circulam diariamente pelas zonas de Fonte Inês, Ribeirinha e Vila Nova dizem não ter outra solução. “Infelizmente temos que circular com o carro nessas vias inundadas pelo vazamento do esgoto. As pessoas podem andar a saltitar para não pisar a água. E, nós condutores, a solução passa depois por desinfestar as rodas e as partes das viaturas atingidas pelas águas de esgoto”.

Solução

O presidente da CMSV, Augusto Neves já veio a público afirmar que a edilidade tem conhecimento dessa situação, e que está a evidenciar esforços para que o problema do vazamento de esgotos pela via pública seja resolvido nas próximas horas.



0 comentários:

Enviar um comentário