quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Polémica na Laginha: "Houve melhorias...mas com as chuvas há problemas ainda por resolver "

As obras de requalificação na praia da Laginha, na ilha de São Vicente estiveram desde do início, até a sua conclusão envoltas de polémica com pessoas contra e outros a favor. Foram várias vozes da ilha de São Vicente e do Governo a demonstrarem a sua posição sobre as obras da Laginha. Com a caídas das chuvas na última quarta feira, 24, volta-se a instalar a polémica ao redor da praia.
águas da chuvas provoca deformações no areal
O Governo defendeu que com as obras haveria um melhoramento substancial da praia da Laginha, porque surgiria uma praia qualificada, que ficaria à disposição de todos os mindelenses.

Por seu lado, vozes como as da Câmara Municipal, de outros partidos políticos, biólogos e alguns cidadãos se opuseram a execução de uma obra que colocaria em risco o ecossistema da praia da Laginha e que sofreria problemas com a quedas das chuvas.

No mês Novembro 2013, a nova praia da Laginha da Laginha foi entregue aos mindelenses. Houve quem tenha gostado da requalificação . Mas por outro lado, houve pessoas que apesar de gostarem da obra, do resultado final na praia, afirmaram que ainda tinha alguns itens que tinham de melhorar com o passar do tempo.

Chuva vs Laginha
Um das preocupações se passava com “as chuvas que são sempre um problema”. A preocupação com as chuvas para alguns cidadãos faz sentido pelo caudal de água que invade a praia nos dias de chuva.

“Sabe-se que durante as chuvas parte da praia fica, muitas vezes, deformada pela água que vai para o mar. Foram realizados trabalhos de escoamento das águas pluviais para evitar que toda a areia seja levada para o mar. E, o que se espera é que não haja transtornos graves no areal” explica cidadãos contactados por este online.
Máquina requalificando a praia após a queda das chuvas
Polémica
Com as últimas chuvas, o sistema de drenagem conseguiu em parte passar no primeiro teste da época. Há zonas onde a areia se manteve intacta. Mas, é  que houve algumas áreas do areal que ficaram deformadas e a água acumulou em alguns sectores da praia. Este online registou que uma máquina escavadora começou a realizar trabalhos para corrigir as deformações. Sabe-se que vai fazer com que o sistema de escoamento dê resposta positiva nesta época das chuvas.

E na rede social, Facebook ao que parece com a chegada da época das chuvas revive-se a polémica a volta das obras na praia da Laginha. A queda da chuva em São Vicente divide as opiniões dos os internautas e há quem defenda que "houve melhorias...mas que ainda há problemas por resolver".

De salientar que há quem critica a forma como foram realizadas as obras.  Do outro lado quem se opõem as críticas, e relembra que sempre a Laginha sofreu com as águas das chuvas e o consequente problema do cheiro de esgotos nessa praia".

 
zona do escoamento de água da zona de Chã D´ Alecrim

0 comentários:

Enviar um comentário