sexta-feira, 26 de setembro de 2014

São Vicente: Assembleia Municipal aprovou orçamento e plano de actividades para 2015

A Câmara Municipal de São Vicente já dispõe dos instrumentos que lhe possibilitarão trabalhar no ano económico de 2015. Os documentos foram aprovados na generalidade, na Assembleia Municipal, com a validação por parte da presidente Celeste Fonseca. Houve 14 votos a favor do MpD e da UCID. O PAICV apresentou-se contra com seis votos. O edil, Augusto Neves sublinhou que o orçamento para 2015 é o ideal para a ilha porque dará continuidade as grandes obras.
Vista da cidade do Mindelo, ilha de São Vicente
Durante o debate dos documentos ficou visível o apoio do MpD ao plano e ao orçamento apresentado pela edilidade. Como afirmou o deputado do MpD, João da Luz ao justificar o voto do seu partido, o orçamento e o plano “vão de encontro das preocupações dos munícipes”.

O líder da bancada do MPD afirmou que se prevê “obras de grande dimensão para a ilha” e a criação de postos de trabalho para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. “Este orçamento aposta num São Vicente melhor e moderno dinâmico e prático, que aposta em investimentos sociais e outros projectos importantes para dar boas condições aos São-vicentinosʺ acrescentou o deputado.

A UCID, pese embora tenha lançado duras críticas a edilidade, no seu modelo de gestão em algumas áreas durante o debate, na votação respondeu a favor da aprovação dos dois documentos. Lídio Silva declarou que a UCID entende que “o orçamento e o plano de actividade deveriam ter uma posição mais firme, para a arrecadação de receitas. Entende-se que foi o possível, sendo que o executivo camarário anexou algumas das nossas preocupações e achamos que isso vai ajudar a ilha de São Vicente”.

O PAICV votou contra e pela voz do seu líder, Alcides Graça assegurou que “ficou claro que Augusto Neves é um presidente que só aposta na gestão corrente, porque as áreas de economia marítima, indústrias criativas, cultura e turismo não foram tidas em conta na elaboração do orçamento”.


O presente instrumento de gestão municipal, ora aprovado está à volta de 876 mil contos, o que indica um aumento de 1,3% em relação ao ano 2014. O montante previsto no Orçamento Municipal 2015 será direccionado para desenvolver projectos na área social, na educação, no desporto e de infra-estruturação da ilha.

0 comentários:

Enviar um comentário