segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Código de Postura Municipal para regulamentar a vida na cidade da Praia

A Câmara Municipal da Praia espera aprovar no mês Outubro o novo Código de Postura Municipal. O presidente, Ulisses Correia e Silva sublinha que o documento com 284 artigos tem como base a organização e regulamentação da vida na capital de Cabo Verde. O edil afirma que a edilidade já está na posse do novo código, que vem substituir o anterior que conta com 60 anos em vigor. Findo o período de socialização, que ocorre desde 2013 cabe agora a Assembleia Municipal da Praia fazer a aprovação do documento no próximo mês.
Câmara Municipal da Praia
Ulisses Correia e Silva ao apresentar o novo instrumento de gestão aos representantes de várias instituições e aos órgãos de comunicação social, Correia e Silva disse ser o seu ensejo conseguir o  apoio das partes para a sensibilização dos munícipes com vista à mudança de atitude e de comportamento e à afirmação de um modo de vida saudável na cidade da Praia. 

A Guarda Municipal é o instrumento da autoridade autárquica que vai zelar pela aplicação das regras e das normas vigente no novo CPM.

“Precisamos criar um ambiente favorável para que esta cidade seja mais atractiva, mais competitiva, para que seja uma cidade geradora de riqueza e de emprego e, para isso, temos que trabalhar firmemente no sentido da sua organização. Queremos que quem vive nesta cidade  possam ter uma boa relação com o seu meio envolvente, designadamente o seu bairro, o seu espaço público” augurou o edil.

Para o presidente da CMP, o que distingue as cidades que crescem e se desenvolvem é a sua organização, “que não é uma questão de pobreza ou de rendimento. É uma questão de criar atitudes favoráveis”. Quanto as mudanças, a edilidade quer resolver a questão da venda ambulante, investindo em mercados que possam organizar o comércio informal.

A autarquia está a fazer uma série de investimentos em mercados. O edil apela a venda de produtos dentro dos espaços permitidos por lei  para que os passeios, estradas e praças estejam livres para serem utilizados segundo as suas utilidades. Por outro lado, com o novo Código de Postura Municipal vai regular actividades que produzem poluição sonora e organizar o sistema de transportes.


0 comentários:

Enviar um comentário