segunda-feira, 22 de setembro de 2014

JMN: "Governo de competência e da igualdade e equidade de género"

O Primeiro-ministro, José Maria Neves fez a reforma no Governo e agora coube ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca conferir a posse aos novos membros do Governo. José Maria Neves trouxe quatro caras novas: Leonesa Fortes, Esana Carvalho, Démis Lobo e Maria Jesus Mascarenhas. O Primeiro-ministro definiu as mudanças como uma forma de haver juventude, competência, igualdade e equidade de género no seu executivo.
Novo Governo de Cabo Verde
Durante a cerimónia o Presidente da República prometeu que de acordo com  as competências que lhe são conferidas pela Constituição vai haver “total, séria e leal cooperação institucional” e com sentido que a Constituição lhe confere as competências.

Jorge Carlos Fonseca considerou que a remodelação do  Governo é “um acto normal em democracia”. Mas ressalvou que requer sempre uma iniciativa que tende reforçar e aprimorar a capacidade interventiva no executivo nas diferentes áreas de acção.

O Chefe de Estado desejou ao executivo chefiado por José Maria Neves “um desempenho, cada vez mais forte e mais eficiente, em prol da comunidade, ao cidadão comum”. Quanto aos novos membros, o Presidente da República deixou-lhes felicitações e desejou-lhes boa sorte na execução das suas funções, que ora vão desempenhar no Governo.

Por seu lado, o Primeiro-ministro nas suas declarações enalteceu o trabalho para garantir a igualdade do género e apresentou o seu novo executivo como modelo para a construção dos ganhos nessa área.

"Estamos a conseguir na Governação, a igualdade e a equidade do género, com onze mulheres que lideram a participação no Governo. Trata-se de um grande ganho para Cabo Verde, mas também para as mulheres cabo-verdianas e um sinal que damos à sociedade para continuarmos a trabalhar nesse sentido”.

Recorde-se que com a nova remodelação governamental Leonesa Fortes deixa o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS). Fortes é a nova ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial.

Démis Lobo, ex candidato do PAICV à Câmara Municipal do Sal é o novo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Comunicação Social. Maria Jesus Mascarenhas, regressa ao Governo como secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros depois de desempenhar funções de Embaixadora em Bruxelas, na Bélgica.

Esana  Carvalho, deixa a Direcção-Geral do Tesouro para assumir as funções da secretária de Estado Adjunta da Ministra das Finanças e Planeamento. Por sua vez, Jorge Tolentino deixa a Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional e passa a assumir o cargo de ministro das Relações Exteriores. E Rui Semedo foi empossado no cargo de ministro de Assuntos Parlamentares e da Defesa Nacional.

Com esta remodelação, deixa o Governo os ministros das Relações Exteriores, Jorge Borges; do Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito; e o secretário de Estado dos Recursos Marinhos, Adalberto Vieira.


0 comentários:

Enviar um comentário