sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mindelenses revivem lembranças de 1995 com Lágrimas de Lafcádio

“Lágrimas de Lafcádio” se estreou em 1995, na primeira edição do Festival Internacional de Teatro Mindelact. Nesta sexta-feira, a peça regressa ao palco do Mindelact como uma das atracções da 20ª edição do certame. “Lágrimas de Lafcádio” marca o reencontro de uma geração que participou da sétima encenação do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo. E, o regresso dos trabalhos da dupla de encenadores João Branco e o italiano Lamberto Carozzi.
Cena da peça Lágrima de Lafcádio-1995
O elenco da peça vai apresentar ao público um espectáculo orientado pelo amadurecimento com que “Lágrimas de Lafcádio” se desenvolveu depois da primeira aparição em 1995. Nesta edição do Mindelact é aquela com direito a ter duas sessões na mesma noite, 21h e 23h. A peça vai reflectir nos personagens os anos que se passaram e que acompanha a evolução da violência.

“Lágrimas de Lafcádio” vai ter em palco os mesmos actores, mesmo teatro e encenações caracterizada pelo amor, sexo, culpa loucura e morte. A peça se destina as pessoas com idade superior a 16 anos. Este espectáculo teatral representa a fusão das obras literárias “As Caves do Vaticano” de André Gilde e “O Estrangeiro” de Albert Camus”. Não é uma peça optimista e nem alegre. Isto, porque “apresenta a violência que está legitimada até nos meios de comunicação social”.

Quem também regressa com “Lágrimas de Lafcádio” é o encenador italiano Lamberto Corozzi, que está feliz porque 19 anos depois voltou a encenar essa peça. Corozzi destaca a cultura vivida em 1995, mas sublinha que a peça evoluiu e que ficou impressionado com a experiência teatral do elenco, que se manteve em grande maioria. O encenador garante que todos estão preparados para dar vida ao espectáculo, que aborda a situação de “uma geração que não encontra o caminho das emoções, que se encontra perdida e não consegue ver o futuro”.


Logo à noite, quando as cortinas do palco principal do Centro Cultural do Mindelo subirem para assinalara o regresso de “Lágrimas de Lafcádio”,  os amantes da artes cénicas que assistiram a primeira aparição da peça no Mindelact, com certeza irão relembrar os momentos vividos em 1995, a volta desse espectáculo 

0 comentários:

Enviar um comentário