quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Fêtê: um cabo-verdiano amante do andebol a ganhar prestígio no Benfica

Esta é a história de vida de Flávio Fortes, jovem cabo-verdiano conhecido por Fêtê, que milita na equipa sénior de andebol do SL Benfica de Portugal. Fêtê, de 22 anos começou a praticar essa modalidade em 2008. Volvidos seis anos, Flávio se encontra focado na formação académica. E, a nível do andebol ganha experiência no Benfica, já conquistou títulos e é internacional pela selecção de Cabo Verde.  




Flávio Fortes tem uma história de vida curiosa, ao nascer a 20 Setembro 1992 na ilha de São Vicente. Mas, o seu registo civil aconteceu na cidade de Ribeira Grande, ilha de Santo Antão, local onde tem vários familiares.  

Por outro lado como a maioria das crianças cabo-verdianas, o futebol era o seu desporto favorito. Porém, a partir de 2008 jogar andebol foi uma solução para continuar a fazer desporto, e começou a aprender essa modalidade, na sua forma profissional com o conceituado técnico cabo-verdiano, Adelino Duarte.

Andebol

Mas, as primeiras aventuras de Fêtê no andebol iniciaram no ensino secundário. “No ano lectivo 2004/2005, ou seja foi no 7 º ano no Liceu Lugero Lima. Mas, era aquela coisa de educação física, com a professora Liliana Fonseca. E, era apenas um trimestre por ano, por isso nada a sério e eu achava que era jogo para mulher”.



Com o passar dos tempos, Flávio Fortes mudou a sua filosofia a cerca da modalidade e encarou-a com espírito de desportivismo e carácter profissional. Em 2008 foi chamado para a posição de lateral direito para fazer parte da selecção de Cabo Verde, sub 16 que participou nos jogos de CPLP, em Rio Janeiro, no Brasil.

Portfolio

O portfolio de exibições do jovem jogador de Cabo Verde se estendeu a época 2008/2009 onde foi campeão regional pelo Batuque na ilha de São Vicente. No campeonato nacional, o seu clube ficou no quarto lugar na competição realizada na ilha do Sal. Mas, foi ainda a tempo de celebrar mais uma conquista, ao sagrar-se campeão de inter-escolas ao serviço do Liceu Lugero Lima. Fora da modalidade de andebol, em 2010 foi campeão de Cabo Verde em ténis, sub 18 durante o campeonato realizado na ilha de São Vicente.



Em 2009/2010, mais uma vez a jogar na ponta direita, ao serviço do Batuque foi bicampeão de São Vicente, ganhou torneios em que participou na ilha do monte Cara, os axadrezados ficaram em 3º lugar no nacional na ilha de Santiago.

Prestígio

No ano seguinte, 2010/2011, como lateral direito foi tricampeão pelo Batuque. “Ganhei outros torneios realizados na ilha. Ficamos em 2º no nacional na ilha de São Vicente. Até hoje tenho más recordações desse Nacional, porque acredito que fomos roubados ou prejudicados pelo pessoal de São Vicente ligados ao andebol de forma directa” explica Fêtê.

Flávio Fortes teve o privilégio de ser o jogador mais novo a integrar a selecção sénior de andebol de Cabo Verde. Com 18 anos, o entrevistado fez parte da selecção que participou nos jogos de qualificação para o Campeonato de África, onde ficaram em 2º lugar, atrás do Senegal. Para a selecção de Cabo Verde ficou-lhe a faltar quatro golos para se apurar para o Campeonato de África como melhor segundo lugar.

“Em 2011/2012 joguei no Seven Stars e obtivemos o segundo lugar no campeonato da Praia, onde ganhei jogador revelação. Foi uma época muito turbulenta, pois foi marcada por alguns problemas internos no Seven. Mas, uma coisa é certa nunca falharam com nada para com os atletas, da parte da direcção foram 100% profissionais. No mesmo houve a minha transferência para um clube da Angola, Marinha de Guerra para jogar uma fase Final e ficamos em 5º lugar”.

Benfica

A aventura de Fêtê pela Europa começou na época 2012/2013, no Sport Lisboa e Benfica de Portugal, na posição de lateral direito. Conquistou o segundo lugar no Campeonato de Juniores de Portugal e campeão dos Seniores B, na 3ª Divisao Sénior de Portugal. “Em 2013/2014 estive no Benfica, Sénior B/2ªdivisao de Portugal) e depois em Fevereiro fui para o Belenenses, da 1ª Divisão de Portugal seniores”.


Para a presente época, Flávio Fortes regressou ao Benfica pelos Seniores A e B, tendo jogado pelo Campeonato e participado em torneio internacional de Zamora, na Espanha, pelo Sénior A. No capítulo individual, Fêtê foi melhor marcador do regional de São Vicente na época 2010/2011 e no Nacional ficou em segundo lugar da lista dos melhores jogadores, e nessa mesma posição nos marcadores Pierrot Malfoy, a liderar como melhor marcador e jogador.

Explicação

“Em 2011, quando do fui o melhor marcador de São Vicente, os dirigentes disseram que não ganhei o melhor jogador, porque era muito arrogante dentro de campo. Para mim não passava de ciúmes porque vivia os jogos e que acho que nessa época fui o melhor jogador da ilha. Nos outros anos não fui, mas acho que nesse ano fiz a diferença, tanto no Regional como no Nacional onde só fui ultrapassado sinceramente pelo meu amigo, Pierrot Malfoy que foi de longe o melhor do Nacional, onde ele ganhou o melhor marcador e jogador. Lembro-me depois da reunião para a votação do nacional melhor jogador, um treinador de uma equipa de outra ilha que esteve na votação a dizer-me que só mesmo Malfoy para te superar”.

0 comentários:

Enviar um comentário