terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Intensidade da lava abrandou: Vulcão expeliu essencialmente gases e cinzas

Nesta terça-feira, 9 Dezembro, a intensidade das lavas abrandou em Chã das Caldeiras, em relação ao que se registou nos dias anteriores. Pois, as localidade de Portela e Bangaeira foram devastadas pelas pelas correntes que provocaram um cenário de catástrofe, na medida que as lavas destruíram casas, ceifaram a vida e animais e cobriram as propriedades agrícolas, bem como tudo aquilo que encontraram pela frente. 


Nesta terça-feira as equipas técnicas registaram que o vulcão tem expelido essencialmente gases e cinzas. Neste momento, a visibilidade no interior de Chã das Caldeiras é muito má devido à concentração das cinzas.


Entretanto, o Serviço Nacional da Protecção Civil (SNPC), em colaboração com a Cruz Vermelha, encontra-se no terreno, mais concretamente nas localidades de Cutelo Alto e Monte Barro, a informar à população da real situação, bem como a explicar como proceder adequadamente, em caso de haver a necessidade de uma evacuação. 


Esta intervenção no terreno continuará até que a população dos povoados sob ameaça estiverem devidamente informados. 

As autoridades sublinham que "até às 12 horas do dia 10 de Dezembro de 2014, o céu tenderá a permanecer pouco nublado, por vezes nublado essencialmente por nuvens médias e altas, portanto, a visibilidade deverá ser boa, podendo apresentar-se por vezes moderada nas zonas próximas do vulcão, devido à poeira e cinzas provenientes da erupção vulcânica".

Por outro lado informam que as equipas técnicas prosseguem no terreno a seguir de perto a evolução da situação, tendo em vista a tomada atempada de decisões.

De realçar que a entrada a Chã das Caldeiras continua interditada, garantindo, assim, a segurança das pessoas.

0 comentários:

Enviar um comentário