quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Fragata Alvares Cabral ruma a ilha do Fogo para apoiar pessoas afectadas pela erupção vulcânica

A fragata portuguesa, Alvares Cabral já está no Porto da Praia onde chegou no início desta tarde e o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, fez questão de ir a bordo do navio e agradecer pessoalmente o grande apoio de Portugal com esta fragata que considera “fundamental”. O navio segue nesta quinta-feira para a ilha do Fogo onde irá prestar serviço no âmbito das operações ligadas a erupção vulcânica que assola a ilha, e tudo aponta que a sua missão termina no dia 7 Dezembro.


Para além de comidas e mantimentos, o navio traz com ele máscaras, óculos de protecção, mantas, medicamentos de campanha e outros materiais de protecção civil, sem contar com uma vasta tripulação de 201 pessoas devidamente treinadas e preparadas para responder a situações de catástrofes naturais, nomeadamente várias dezenas de fuzileiros navais, pessoal de protecção civil (bombeiros e uma equipa médica, incluindo enfermeiros, psicólogos e socorristas).
O navio também traz um helicóptero para apoiar em possíveis missões de transporte de cargas, pessoas e, inclusive, na monitorização do vulcão.
Esta equipa “juntamente com os cabo-verdianos irão garantir uma protecção e um apoio mais forte às pessoas, melhorando a sua qualidade de vida durante este período mais difícil”, enfatiza o Primeiro-Ministro.
Daí que considere esta uma missão e um apoio “fundamental e extraordinário” por parte de Portugal. Primeiro, acrescenta, “porque vai garantir uma segurança psicológica às pessoas. Depois porque tem todos os meios necessários para socorrer as pessoas, porque neste momento o mais importante são as pessoas e todo o apoio que se puder dar às pessoas, aos deslocados do Fogo”, sublinhou José Maria Neves. 

Radar News Online com Primeiro-ministro



0 comentários:

Enviar um comentário