quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Tributo a Cesária Évora: A Diva dos Pés Descalços deixou sodade e um rico legado a Cabo Verde

Cesária Évora, uma das maiores cantoras de Cabo Verde, faleceu a 17 Dezembro 2011, aos 70 anos na Ilha de São Vicente, depois de ter anunciado a sua retirada dos palcos em Setembro desse ano. A Diva dos Pés Descalços, rainha da morna cabo-verdiana deixou saudades e um rico legado a Cabo Verde que continua a ser preservado. Três anos após a sua partida, Cabo Verde e o Mundo recordam esta artista internacional de reconhecido mérito, que cantou a alma cabo-verdiana e deu a conhecer ao mundo o nome de Cabo Verde, contribuindo de forma decisiva para o engrandecimento da nossa cultura. E, ainda constitui um exemplo a ser seguido e relembrado pelas novas gerações.


As reacções à morte de Cize não pararam de chegar um pouco de todo o mundo e não faltaram homenagens a mulher que levou o nome da música de Cabo Verde além-fronteiras. Merecidas homenagens a cantora, o Governo decretou dois dias de luto nacional, e Cesária Évora foi a enterrar no cemitério da Ilha de São Vicente. O seu funeral foi acompanhado de milhares de pessoas, quer de Cabo Verde, quer cidadãos vindos de outros países, que quiseram prestar o seu tributo a Diva.

Para o Primeiro-ministro, José Maria Neves, a Cesária Évora é uma estrela que nunca se vai apagar e ficará “eternamente na memória” dos cabo-verdianos. José Maria Neves afirmou que Cize era um “nome cintilante da cabo-verdianidade” e acrescentou: “estamos a ver o que podemos ainda fazer para eternizar o nome de Cesária”.

Projecção internacional

O Presidente da República de Cabo Verde recebeu a notícia da morte da Embaixadora da Morna com grande consternação. Para Jorge Carlos Fonseca, Cesária Évora foi “uma das grandes referências da cultura nacional”. "Quando pensamos em Cabo Verde seguramente pensamos em Cesária Évora," afirmou o Chefe de Estado.

O ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires afirmou que a morte de Cesária Évora não impede que a música se imortalize e destacou a "inteligência" e o "humor" de "Cize". "Termina a época da Cesária, mas a música fica e espero que outras se afirmem como ela, que dêem um contributo para a afirmação da música de Cabo Verde nos palcos internacionais". Pedro Pires disse ainda que a diva dos pés descalços "bateu-se, conseguiu triunfar e ganhar uma projecção internacional que poucos conseguiram. Há o seu talento, mas também o esforço e a coragem".

Homenagem

O Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa afirmou “Cesária deve ser homenageada de todas as formas que engrandecem o povo cabo-verdiano”, afirmou o Mário Lúcio, que já partilhou os palcos com a diva enquanto músico. “Cesária, para além de cantora, era uma alma que cantava música para todos” lembrou com profundo pesar o ministro que afirmou ainda que Cize era “um exemplo de vida”, uma pessoa de “enorme generosidade” que soube lidar com todos os momentos da vida.

Para o deputado, Carlos Veiga, Cize “soube com a sua voz encantar-nos e encantar o mundo” levando com a sua voz a alma cabo-verdiana aos quatro cantos da terra, projectando desse modo o nome e a imagem de Cabo Verde e reforçando o nosso orgulho nacional. Para Veiga, a diva foi uma grande senhora e cidadã, simples e sempre preocupada com os problemas do dia-a-dia da sua comunidade, do seu Cabo Verde, que cantou com mestria e alma.

0 comentários:

Enviar um comentário