quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Assassinato de Djon Boca Pato: Dickie cumpre por 25 anos de prisão em regime de alta segurança em São Vicente

Por questões de segurança e de acordo com as normas para execução da pena efectiva, o cidadão, Henrique “Dickie” Nogueira condenado pelo assassinato do empresário, João da Rosa, conhecido por “Djon Boca Pato” na ilha do Fogo foi transferido para a Cadeia Central de São Vicente. Henrique Nogueira que matou o empresário com 15 tiros, dos quais dois certeiros na cabeça está detido em São Vicente, onde vai cumprir a pena máxima, 25 anos de prisão.
Foto by Asemana
O Radar News Online apurou que Henrique, conhecido por Dickie cumpre pena no sector 3 da Cadeia Central de São Vicente, em regime de alta segurança. O recluso de 37 anos, que estava a criar constrangimentos no presidio de São Martinho foi colocado numa área de segurança da Cadeia de São Vicente onde estão cidadãos que cometeram crimes de homicídios em Cabo Verde, caracterizados por factos hediondos e bárbaros.

Sob o controlo e avaliação dos agentes prisionais destacados em São Vicente, Henrique Nogueira está numa cela onde apenas recebe a visita de agentes que lhe prestam serviços aos reclusos para a alimentação, higiene, saída a parte exterior dessa cela para pátio, sendo certo que esse trabalho é supervisionado pelo  Grupo Especial de Segurança Prisional que garante a segurança dos intervenientes. Por outro lado, caso a direcção do presídio ou o psicólogo quiserem ver o estado do detido, a escolta é feita pelos agentes do GESP.

Assassinato

Henrique Nogueira, um deportado dos EUA ficou conhecido em Cabo Verde após a sua detenção pela Polícia Judiciária, depois de assassinar no dia 27 Janeiro 2012, com recurso a uma pistola Makarov, o empresário, João da Rosa “Djon Boca Pato” com 15 tiros, sendo que dois disparos acertou-o na cabeça, oito nas costas, dois no pescoço, um no ombro, um tiro  no braço direito e ainda um na perna esquerda. Nogueira respondeu ainda pela tentativa de homicídio de um cidadão que trabalhava para a vítima.

O Tribunal da Comarca de São Filipe, na ilha do Fogo ao realizar a audiência de julgamento recolheu provas de que Nogueira foi o autor da morte do empresário “Djon Boca Pato”, e que ainda praticou um crime de homicídio na forma tentada contra o seu funcionário, Cesário de Pina. Perante os factos, o Juízo Crime declarou que a acção do sujeito tratou-se de um acto “bárbaro e letal”, e que em regime de prevenção geral para proteger a sociedade, o arguido seria condenado a pena máxima, 25 anos.

Pena máxima

Henrique Nogueira recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para contestar a medida de 
pena, porém o STJ manteve a pena de 25 anos, por considerar que “as provas sãs consistentes e verídicas”, sendo que o indivíduo cometeu dois crimes de “ordem hedionda” e que perante a lei a sua conduta se afigura de um cidadão que representa um perigo para a vida humana, e que “a cadeia se mostre o lugar ideal para reflectir sobre o seu comportamento”.  

Depois de estar cerca de dois anos detido na Cadeia de São Martinho, ilha de Santiago, Henrique Nogueira chegou a Cadeia Central de São Vicente, onde sob regime de alta segurança vai cumprir uma pena de 25 anos de prisão, por prática de um crime de homicídio agravado.


0 comentários:

Enviar um comentário