terça-feira, 14 de outubro de 2014

Casas de lata: Uma bomba-relógio para incêndios em São Vicente

Na ilha de São Vicente, a Polícia Nacional e o Comando dos Bombeiros estão preocupados com os casos de incêndio em casas de latas. Nos últimos casos registados pelas autoridades nas diligências realizadas para se apurar as causas apurou-se tratar-se de negligência humana, nomeadamente velas que foram deixadas acesas pelos moradores.   

No dia 12 Outubro, na localidade de Cruz João Évora deflagrou-se um incêndio numa casa de lata, onde residia cinco cidadãos. Todo o recheio dessa habitação foi consumido pelo fogo, que provocou queimaduras ligeiras na proprietária da residência e na sua neta de dois meses.

Desta feita, o caso resultante de uma vela que foi deixada acesa não terminou em tragédia, pois houve a prontidão dos residentes em abandonar a casa, bem como a intervenção de vizinhos e dos Bombeiros.

Ocorrências

O certo é que na ilha de São Vicente, nos últimos meses, dos registos de incêndios do Comando dos Bombeiros constaram casos que resultaram em feridos graves. E, ainda cidadãos que faleceram carbonizados pelas chamas que deflagram as suas habitações, e morrem por não encontrarem um meio de abandonar a sua residência.

Na maioria dos casos, os incêndios resultaram de situações onde os residentes ao dormirem acabaram por deixar velas acesas, segundo os dados dos Bombeiros. Neste sentido, o Comando dos Bombeiros prosseguem com um trabalho de sensibilização para que os munícipes tenham acções preventivas, no sentido de evitarem incêndios nas suas habitações.

Perigo

“O certo é que o apelo está a ser ignorado por parte de pessoas que assumem riscos ao deixarem velas acesas, que ocasionam incêndios. Um descuido que acaba por deixar feridos e bens em cinzas e em casos trágico, a morte de alguém que residia no local afectado pelas chamas” assegura os Bombeiros.
Para as autoridades locais, nesta altura, as casas de lata representam o maior perigo porque as condições existentes nessas habitações têm sido um dos factores para a propagação “célere” das chamas que consomem todo o recheio dessas casas e que em certas ocasiões culminaram em perdas de vidas humanas”.
Esclarecimento
Mas as autoridades esclarecem que “toda e qualquer habitação têm condições propícias para que um foco de incêndio deflagra e atinja grandes proporções. É, que a elevação da temperatura no interior, a corrente eléctrica e a existência de equipamentos inflamáveis fazem alastrar as chamas por toda a habitação”.


0 comentários:

Enviar um comentário