quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Deputados do PAICV a favor da criação do Município de Santa Maria

Patone Lobo, presidente da da Associação para a Criação do Município de Santa Maria, na ilha do Sal defendeu que já não há voltas a dar, “Não há outra hipótese, se não elevar a cidade turística à categoria de município. E tem de ser este ano”. E o grupo parlamentar do PAICV veio agora dar um alento a essa proposta, com a entrega de um projecto de lei para a criação do município de Santa Maria, na ilha do Sal, reiterando a disponibilidade em conseguir a maioria especial para a sua aprovação.

Felisberto Vieira, deputado do PAICV assegurou que a iniciativa da maioria vem na sequência da petição feita ao Parlamento em 2013 sobre a matéria e do debate parlamentar que a ela se seguiu. “Cumprindo todos os requisitos legais, avançamos hoje com a entrada do diploma que cria a delimitação do município da ilha do Sal, criando um novo município de Santa Maria”.

Felisberto Vieira diz que o seu partido vai trabalhar com os restantes grupos parlamentares para conseguir a maioria de dois terços para a sua aprovação.

O PAICV justifica que Santa Maria deve ser promovida a concelho por ser uma região de uma ilha iminentemente turística que, numa óptica de complementaridade e de busca de sinergias, “poderá ter características especiais para ajudar o crescimento do Sal, criar empregos, melhorar o ambiente urbano e contribuir também para o desenvolvimento global do país”.

Felisberto Vieira diz esperar que seja possível construir o consenso necessário para a viabilização do diploma, cujo agendamento poderá ser negociado em Novembro na conferência dos representantes dos três partidos. Vieira recordou que tendo autonomia, capacidade de decisão e o poder mais próximo, Santa Maria poderia rentabilizar, ainda mais, a potencialidade da região, que contribui com cerca de 15% para a receita nacional, com possibilidades de crescimento, enriquecimento e empoderamento da ilha do Sal e do produto interno bruto (PIB) do país.


0 comentários:

Enviar um comentário