quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Perigo à solta: Obras no buraco em Barbasco após revolta de cidadãos

O Radar News Online levantou a questão sobre um buraco junto a estrada na zona de Barbasco, ilha de Santo que constituía perigo aos condutores e transeuntes. A situação provocou revolta e indignação no seio dos cidadãos que utilizam essa via. Pediram soluções e volvido um ano, a empresa responsável pela manutenção das estradas nacionais em Santo Antão resolveu começar a pôr fim ao perigo que rodeia Barbasco.
Obras no buraco em Barbasco pela Spencer Construções
 Os condutores e cidadãos que utilizam a estrada que liga as cidades de Ribeira Grande e Paul, na ilha de Santo Antão estavam descontentes com o perigo à volta de um buraco que há vários anos se rompe na zona de Barbasco. A situação se arrasta uma vez que nunca foram realizadas obras de fundo para corrigir as acções do mar nessa área, como explicaram cidadãos contactados pelo Radar News Online.

Em Outubro 2013, o impacto do mar nas paredes exteriores dessa via provocou o surgimento de uma cratera que ocupou parte da estrada em Barbasco, zona situada entre as localidade de Sinagoga e Mão Pra Trás.

Os utilizadores dessa via, tida como a mais movimentada por pessoas e viaturas na ilha de Santo Antão, vieram a público mostrarem a sua indignação, vendo a própria integridade física posta em causa. Pois, o buraco está situado a poucos metros de uma curva com um declive elevado e o perigo espreitava a qualquer momento.

Os cidadãos exigiram as autoridades que tomassem medidas urgentes para pôr cobro a situação. “Nós condutores pagamos impostos  de circulação e nove escudos por litro de combustível para a manutenção das estradas do nosso país. As autoridades devem agir não quando houver uma tragédia. Mas sim trabalhar na prevenção. E para resolver esta situação de forma definitiva deveria elaborar um projecto reestruturante" afirmam condutores.

Ao que parece, a voz de revolta dos cidadãos chegou a quem de direito, a empresa Spencer Construções & Imobiliária, entidade que faz a manutenção das estradas nacionais de Santo Antão. O Radar News Online apurou que há cerca de uma semana iniciaram os trabalhos de requalificação do buraco e que a empresa utilizou uma máquina retro-escavadora para fazer escavações. E, que o projecto tem como objectivo realizar uma infra-estrutura de raiz que impede o surgimento de novos buracos nos próximos tempos.


0 comentários:

Enviar um comentário