sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Reclusa na Universidade: Director da Cadeia de São Vicente detido por desobediência ao despacho do Tribunal

O caso do regresso a Universidade por parte da reclusa, Lígia Furtado detida na Cadeia de São Vicente ganhou novos capítulos. O juiz, Antero Tavares analisou o requerimento da reclusa e assegurou que reunidos os pressupostos legais e levando em conta a reinserção social, Lígia poderia prosseguir os estudos e esta começou a frequentar a Universidade.
Mas, Jacob Vicente, Director-geral dos Serviços Penitenciários deu ordens para suspender a decisão judicial. O director da Cadeia de São Vicente, Jair Delgado executou o acto administrativo e proibiu a saída da reclusa do presídio. O juiz, Antero Tavares entendeu tratar-se de uma desobediência ao Tribunal e mandou deter Jacob Vicente e Jair Delgado.  

O Radar News Online realizou uma investigação jornalística no âmbito do caso que faz manchete em Cabo Verde, o despacho do Tribunal de São Vicente a autorizar a reclusa, Lígia Furtado, detida por tráfico de drogas. Condenada a 17 anos de prisão, Lígia que já cumpriu oito anos, pediu ao Tribunal que reavaliasse a sua situação e o seu pedido para prosseguir os estudos na Universidade Lusófona de Cabo Verde.

O 1º Juízo Crime da Comarca de São Vicente deu aval positivo ao pedido da reclusa, afirmando estar cumpridos os requisitos legais para lhe conceder uma licença temporária e permitir a sua reinserção social. A reclusa começou a frequentar o curso de Direito na ULCV. Mas, na segunda-feira, o Director- Geral dos Serviços Penitenciários e Reinserção Social, Jacob Vicente mandou suspender as idas a Universidade, até que o juiz, Antero Tavares explicasse os meandros da licença concedida a reclusa.

Por sua vez, o director da Cadeia de São Vicente, Jair Delgado ao invés de acatar a ordem judicial do Tribunal mandou executar a ordem da DGSPRS e proibiu a saída de Lígia Furtado, do presídio que está sob a sua tutela.

O juiz, Antero Tavares entendeu que quer, o Director- Geral dos Serviços Penitenciários e Reinserção Social, quer o Director da Cadeia de São Vicente desobedeceram o despacho judicial emitido pelo Tribunal e obstruíram a Justiça, por isso, o magistrado emitiu um mandado de detenção por desobediência qualificada.


O Radar News Online sabe que neste momento Jacob Vicente e Jair Delgado se encontram sob a alçada das instâncias judiciais e serão ouvidos em audiência de interrogatório, para esclareceram os motivos que os levaram a ter ingerência no despacho emitido pelo juiz Antero Tavares. Finda a audiência, as instâncias judiciais com base nos factos apurados vai emitir um despacho com base nas medidas vigentes na lei.

0 comentários:

Enviar um comentário