sábado, 11 de outubro de 2014

Moçambique tirou dois coelhos da cartola e freou euforia dos Tubarões Azuis

A selecção cabo-verdiana de futebol sofreu a sua primeira derrota na fase de qualificação para a Copa Africana de Nações, CAN 2015 que se realiza no Marrocos. Tido como um dos favoritos do grupo, onde é líder apesar do desaire, os Tubarões Azuis não conseguiram colocar em campo a sua supremacia e perderam com o Moçambique por 2-0.
Foto by Eneias Rodrigues
Este resultado deste jogo ocorrido no Estádio Machava, cidade de Maputo veio colocar um freio nas aspirações dos cabo-verdianos que estão de calculadora na mão. É que em caso de triunfo em Maputo e na cidade da Praia, no dia 15, os Tubarões Azuis garantiriam o passaporte para a Copa Africana de Nações.

Mas a jogar fora de casa, Cabo Verde não teve o mesmo fulgor apresentado nos dois primeiros jogos que culminaram na vitória sobre o Níger e a Zâmbia. Pela primeira vez, os Tubarões Azuis e os Mambas, países do PALOP se enfrentaram em competições oficiais, e a vitória sorriu para o lado dos moçambicanos.

Táctica

A selecção de Moçambique entrou melhor no jogo e em lances de ataque procuraram fuzilar a baliza cabo-verdiana, que se manteve à guarda de Vozinha. Por sua vez Cabo Verde que entrou a jogar em 4-3-3, com Zé Luís na frente de ataque. OS Tubaões Azuis não conseguiram fluir a bola pelas alas. É que Odair Fortes e Garry Mendes não estiveram a altura das exibições que têm habituado os cabo-verdianos.

Recorde-se que o técnico Rui Águas alinhou de início com Vozinha na baliza, no eixo defensivo, Carlitos, Gegé, Fernando Varela e Stopira, meio-campo foi entregue a Calú, Sita e Babanco, e para o eixo ofensivo Odair Fortes, Garry Rodrigues e Zé Luís.

Golo

Na primeira parte, Cabo Verde fez um remate à baliza do seu adversário. Já o Moçambique depois de desperdiçar várias oportunidades, perto do intervalo, aos 43´ abriu o marcador para desespero dos cabo-verdianos. O atleta moçambicano, Miro surgiu pela esquerda e num cruzamento com peso e medida, Kito agradeceu o colega e colocou a bola no fundo da baliza à guarda de Vozinha.     

Os Tubarões Azuis saíram para o intervalo a perder e no reatar do segundo tempo, Rui Águas fez entrar Heldon, Djaniny e Kuca para os lugares de Sita, Carlitos e Odair Fortes, isto para tentar reverter a situação. Mas, que viria a sair vencedor nas suas escolhas seria o seleccionador moçambicano, João Chissano.

“Matador”

O técnico dos Mambas lançou Reginaldo que viria a ter um papel importante no resultado final. Antes de ampliar o placar, os moçambicanos ainda sofreram com as investidas de Cabo Verde que procurou chegar ao empate.  

Mas, num lance de contra-ataque conduzido por Dominguez, que foi o melhor em campo, o Moçambique fez o 2-0. Aos 66´, Dominguez passou por dois adversários e passou a bola para Josimar que rematou. A bola foi cortada pela defensiva dos Tubarões Azuis de forma deficitária e Reginaldo que veio do banco agradeceu a oferta e fez o 2-0.

Classificação


A selecção cabo-verdiana tentou minimizar o prejuízo por parte de Heldon e Djaniny, mas estes nao conseguiram introduzir a bola na baliza contrária. Com o apito do árbitro, Cabo Verde somou a primeira derrota no grupo F. Os Tubarões Azuis mantêm-se na liderança com seis pontos, mais um que Moçambique. A Zâmbia e o Níger somam um ponto, com menos um jogo.  

0 comentários:

Enviar um comentário