quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Tubarões Azuis na rota da CAN 2015 e com nota de excelência na FIFA

Os Tubarões Azuis subiram oito posições no ranking da FIFA com a actualização da tabela do mês de Outubro. Depois de registar a melhor posição de sempre, 27ª posição Cabo Verde volta a dar um novo salto no ranking e fica próximo do seu melhor registo. A subida na prestação dos Tubarões Azuis no ranking para o 33º lugar se deve a excelente participação nas eliminatórias de qualificação para a CAN 2015, onde lideram o grupo F com nove pontos.
Foto by Eneias Rodrigues
A Fédération Internationale Football Association, FIFA anunciou a tabela do ranking para o mês de Outubro 2014. A selecção cabo-verdiana de futebol ganhou oito lugares e ocupa a 33ª posição, com 716 pontos. A subida dos Tubarões Azuis se deve ao desempenho na fase de qualificação para a Copa Africana das Nações, que culminou com uma vitória diante do Moçambique, no último jogo que realizou a contar para a fase de grupos.

Os Tubarões Azuis pela vitória na quarta jornada da fase de grupos receberam 580 pontos, por partida e feito os cálculos a FIFA lhe atribuiu a 33ª posição. Mas, é certo que analisando os dados do ranking foi possível ver que o desaire de 2-0 sofrido na terceira jornada, na cidade de Maputo diante do Moçambique impediu Cabo Verde de avançar para patamares acima da classificação que recebeu neste mês de Outubro.

Por outro lado, os Tubarões Azuis estão de volta a ribalta dos países africanos, pois são agora cotados como a quarta melhor selecção de África, atrás do líder Argélia, que é seguida pela Costa do Marfim e Tunísia. Em relação, aos restantes adversários do grupo F, Cabo Verde se destaca perante a Zâmbia que ocupa a 78ª, Moçambique é 108º e o Níger ocupa a 121ª posição.

De realçar que no dia 13 Novembro, os Tubarões Azuis voltam a entrar em cena e defrontam no Estádio Nacional, na ilha de Santiago, o lanterna vermelha do grupo F, o Níger, em jogo referente a quinta jornada da fase de qualificação para a CAN 2015.  
No ranking FIFA também houve mudanças em relação ao top 10. Com a actualização, a Alemanha, actual campeã Mundial permanece firme no primeiro lugar com 1669 pontos. A Argentina é segunda classificada, seguida da Colômbia (3º), Bélgica (4º), Holanda (5º), Brasil (6º), França (7º), Uruguai (8º), Portugal (9º) e Espanha (10º).

0 comentários:

Enviar um comentário