quinta-feira, 16 de outubro de 2014

São Vicente: Ex funcionária do BCA e o companheiro indiciados pelo crime de lavagem de capitais

O Ministério Público, em concertação com o Departamento da Polícia Judiciária na ilha de São Vicente realizaram uma investigação criminal para apurar indícios que apontam que um casal, residente na cidade do Mindelo estaria a praticar actos ilícitos que tipificam um crime de lavagem de capitais. O Radar News Online apurou que durante dois anos, ex-funcionária do Banco Comercial Atlântico, Aldina Brito e o companheiro, Adilson Delgado estiveram sob investigação criminal, por suspeitas de fazerem transacções em dinheiro de forma ilícita.
Com base nos indícios recolhidos durante a investigação criminal, o Ministério Público emitiu um mandado de detenção contra os cidadãos, Aldina Brito e Adilson Delgado, por suspeitas da prática de um crime de lavagem de capitais.

Na quarta-feira, 15 Outubro, munidos de um mandado de busca, agentes da Polícia Judiciária estiveram na residência do casal e procederam a apreensão de documentos e de uma viatura que pertencia aos visados.

A detenção de Aldina Delgado e Adilson Delgado ocorreu nesta quinta-feira, 16 e por volta das 15h15 foram presentes ao Tribunal da Comarca de São Vicente. A audiência de interrogatório foi realizado pelo 1º Juízo Crime, com o juiz Antero Tavares a interrogar os suspeitos, numa sessão onde o Procurador António Sousa esteve em representação do Ministério Público.

O Radar News Online sabe que processo-crime indicia a prática de um crime de lavagem de capitais, em que as autoridades criminais suspeitam que o casal realizou várias transacções monetárias e a compra de bens, como caso de residência, viaturas, cuja execução desses parâmetros apontam para acções com indícios ilícitos.

Durante cerca de duas horas, os dois cidadãos estiveram a ser ouvidos pelo juiz, que lhes questionou sobre factos que constavam do processo-crime, onde foram realizadas várias diligências de ordem criminal que apontaram que o casal durante os últimos dois anos tiveram comportamentos e executaram actos de compra e venda de bens e transacções monetárias que tipificam a prática de um crime de lavagem de capitais.

O Radar News Online sabe que “Adilson Delgado é o principal visado do processo-crime, e que a companheira Aldina é indiciada por co-autoria. E, que os cidadãos negaram a prática de um crime de lavagem de capitais e justificaram que cumpriram os requisitos legais em todas as acções de compra e venda cumpriram os requisitos legais. Os arguidos alegaram que não cometeram crime por comprarem bens por um valor, e quando alguém mostrou interesse em comprar, venderam-nos por um preço superior”.

Por volta, das 18h30min, depois de proceder a audição dos indivíduos, o Tribunal analisou os factos recolhidos na base do interrogatório aos arguidos do processo e os indícios apresentados pelo Ministério Público no processo e emitiu um despacho com a aplicação de medidas de coacção aos implicados.




0 comentários:

Enviar um comentário