quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Lancha Voadora: Motorista da embarcação cumpre seis anos de prisão em São Vicente

Jacinto “Djassa” Mariano, mestre de pesca alegou inocência no processo Lancha Voadora, onde as autoridades criminais fizeram a maior apreensão de droga em Cabo Verde: 1500 kg de cocaína. Várias pessoas foram detidas no caso, inclusive “Djassa” que viu o Supremo Tribunal de Justiça confirmar-lhe a pena de seis anos de prisão. O acórdão do STJ destaca que foram recolhidas provas que este praticou um crime de tráfico de estupefacientes, e que exerceu o papel de motorista da “Lancha Voadora”.
Droga apreendida no caso "Lancha Voadora"
O Radar News Online realizou uma investigação jornalística para saber em que situação ficou o mestre de pesca, Jacinto Mariano, residente na ilha de São Vicente, constituído arguido no caso “Lancha Voadora” que culminou na apreensão de 1500 kg cocaína na cidade da Praia, carros, metralhadores, dinheiro e na detenção de várias pessoas.

Este online averiguou que há quatro meses e dez dias, que “Djassa” cumpre uma pena de seis anos na Cadeia Central de São Vicente por determinação do STJ. Esta instância judicial rejeitou o pedido de inocência por parte do arguido. É que segundo o acórdão do STJ “com base nos autos de apreensão, de detenção, e durante o julgamento foram provados que esteve a bordo da lancha e que participou num processo de tráfico de droga, fazendo o transbordo de cocaína”.

Tráfico de droga

A operação denominada “Lancha Voadora” resultou de uma cooperação jurídica e policial entre os Ministérios Públicos de Cabo Verde e Holanda. O cidadão, Jacinto Mariano foi detido pela Polícia Judiciária, que em concertação com o Ministério Público, há mais de um ano tinha em curso uma investigação no terreno, e recorrendo às sessões de fotografia registou a acção dos envolvidos na “Lancha Voadora”.

“Djassa” que aguardava o desfecho do caso em liberdade viu o STJ dar como provado a sua participação no caso “Lancha Voadora” e aplicar-lhe uma pena de seis anos de reclusão por tráfico de estupefacientes e posse de arma de guerra. O mestre de pesca recorreu da sentença, mas o seu recurso foi indeferido, pois as instâncias judiciais declaram a existência jurídica de factos que comprovaram a prática de dois crimes.

Detenção

Assim para Jacinto Mariano acabaram todas as possibilidades de ficar isento de participação no processo “Lancha Voadora”, uma vez que o STJ confirmou a sentença condenatória e determinou que o arguido deveria cumprir uma pena de privação de liberdade na Comarca de residência.

O Radar News Online apurou que no dia 31 Maio, Jacinto Mariano foi detido por ordem judicial e deu entrada na Cadeia Central de São Vicente, onde está a cumprir uma pena de seis anos de prisão, por envolvimento num caso que se transformou no processo mais mediático que passou pela Justiça em Cabo Verde.

  

0 comentários:

Enviar um comentário