segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Polícia Nacional em São Vicente não está a dar trégua aos caçubodistas

O Comando da Polícia Nacional de São Vicente prossegue com acções policiais para combater a criminalidade na ilha de São Vicente. A PN está a actuar nos bairros e no centro da cidade. A Polícia Nacional actua ainda nos locais transformados em “paraíso” por “caçubodistas” que procuram alimentar o próprio vício por coisas alheias. No âmbito das diligências já foram detidos caçubodistas e recuperado produtos roubados que estavam na posse dos meliantes.
Nos últimos meses vários indivíduos, referenciados pelas instâncias judiciais como caçubodistas, e que se encontravam detidos na Cadeia Central de São Vicente foram restituídos a liberdade. O Radar News Online apurou que parte dos cidadãos cumpriu a totalidade da sua pena de prisão. Mas, há quem por ter cumprido dois terços da pena, e por bom comportamento requereu a liberdade condicional, que foi dada pelo Tribunal.
Este online apurou que na ilha de São Vicente se registou uma redução dos casos de caçubody, e que o relato é de “situações esporádicas”. O Comando da Polícia Nacional preconiza a segurança nas ruas e prossegue com uma acção policial, que visa não dar tréguas aos cidadãos que lidam com o fenómeno do “caçubody”.
Detenção
O Radar News Online sabe que a Polícia Nacional de São Vicente procura colocar um freio nos indivíduos que andam pela ilha em busca de “novas vítimas” para sustentar o próprio vício. É certo que os agentes da PN têm conseguido deter alguns gatunos em flagrante delito e na sequência de diligências actuar fora de flagrante delito, mediante mandado judicial.
Por sua vez, o Tribunal chamado a intervir para repor a legalidade e permitir a segurança para quem circula na via pública, tem aplicado a prisão preventiva aos indivíduos que representam perigo para a sociedade.
Intervenção
No domínio do combate à criminalidade, Polícia Nacional continua a prestar o seu serviço aos são-vicentinos e reforçou o policiamento na ilha de São Vicente. “Há um plano de vigilância que abrange a cidade do Mindelo, bairros, escolas e todas as áreas onde há predominância de ataques dos “caçubodistas” assegura a Polícia Nacional.   
Neste sentido, as unidades policiais que abrangem o Comando da PN em São Vicente está a passar a pente fino, os indivíduos referenciados como “caçubodistas” que circulam em áreas de risco assinaladas na ilha, quer pela Polícia, como também pela população.
“Para os indivíduos quem estão ligados as acções ilícitas na ilha de São Vicente”, o Comando da Polícia Nacional deixa um recado: “tolerância zero para os marginais, e onde quer que encontremos indícios de criminalidade vamos actuar e accionar as instâncias judiciais para que tomem medidas de prevenção geral previstas na lei”.
Recomendações
Quanto a população, a Polícia Nacional diz estar ciente da sua missão que é garantir a segurança das pessoas e bens. Mas, deixa recomendações aos cidadãos para colaborarem e evitarem actos que potencializam a acção dos gatunos: “Estamos a garantir a segurança em todas as áreas. Porém, as pessoas devem evitar andar sozinhas em áreas tidas como pontos negros, exibirem bens que aliciam o ataque de caçubodistas, ou deixar portas de residências ou janelas de viaturas abertas”.
   


0 comentários:

Enviar um comentário