quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sindicalista Anildo Lima alvo de represálias por parte da Direcção-geral Serviços Prisionais

O sindicalista, Anildo Lima, delegado da Associação Prisionais de Cabo Verde para a região de Barlavento foi alvo de um processo disciplinar sob ordem do Director-geral dos Serviços Penitenciários, Jacob Vicente. Em causa está as declarações do sindicalista a imprensa sobre questões que afligem os agentes prisionais e a superlotação na Cadeia Central de São Vicente. Mas, a verdade é que Anildo Lima ao se pronunciar fê-lo com dirigente sindical, e não no exercício das funções de agente prisional.

Anildo Lima, que desempenha as funções de agente prisional na Cadeia de São Vicente veio a público na qualidade de sindicalista falar da realização de uma greve por parte dos agentes prisionais, cuja data de realização está prevista
para o dia 4 Novembro. O agente sindical avançou ainda, que a Cadeia de São Vicente se encontra superlotada e que há a necessidade de contratação de mais agentes prisionais.

O presídio tem capacidade para 150 reclusos e por esta altura alberga cerca de 315 cidadãos, controlados por 48 agentes, com um grupo de seis por turno. Anildo Lima considerou ser insuficiente o número de agentes destacados na Cadeia Central de São Vicente, por isso pediu a contratação de novos agentes.

Processo disciplinar

Na sequência das declarações, no dia 27 Outubro, o Director-geral dos Serviços Penitenciários e Reinserção Social, Jacob Vicente mandou instaurar um processo disciplinar ao agente prisional e avançou que Lima incorre a uma pena de multa. Jacob Vicente disse considerar “graves” as declarações de Anildo Lima, justiçando que este “violou os direitos gerais de zelo, urbanidade, lealdade e de correcção e o de aprumo e probidade”, que o mesmo teve um comportamento negligente e desrespeitou os deveres, em relação as funções que exerce como agente prisional.

Defesa

Eduardo Fortes, secretário-permanente do Sindicato Trabalhadores da Administração Pública, SINTAP, da qual o sindicalista, Anildo Lima é membro ao tomar conhecimento da decisão da DGSPRS afirma que pediu o arquivamento do processo disciplinar.
Para o secretário-permanente do SINTAP, a decisão de Jacob Vicente em ordenar a execução de um processo disciplinar ao cidadão Anildo Lima, que ao falar a comunicação social fê-lo com dirigente sindical, e não como agente prisional representa uma “tentativa de intimidar e de silenciar esse cidadão”.

Resolução

O Sindicato Trabalhadores da Administração Pública pede a ponderação do Ministério da Justiça no processo, porque caso não haja o seu arquivamento, o SINTAP vai agir e recorrer as instâncias competentes em Cabo Verde e no estrangeiro. Eduardo Fortes relembra que a liberdade de expressão e os direitos do cidadão devem ser respeitados, porque são garantias consagradas na Constituição da República de Cabo Verde, e que é importante salientar que Anildo Lima não falou como agente prisional.  

Membro sindical
Prova que Anildo Lima é dirigente sindical
Termo de posse na Associação Agentes Prisionais de Cabo Verde


0 comentários:

Enviar um comentário