quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ladrão de carros usa chave falsa e foge de uma cela no Palácio da Justiça de São Vicente

O caso aconteceu há cerca de um mês, mas só agora veio a público e revela a astúcia de um cidadão, identificado pelas instâncias judiciais por furtar e fazer o uso indevido de veículos. Hélder Ramos, conhecido por Mingá foi detido no dia 6 de Outubro, depois de furtar uma viatura e abalroar um carro da Polícia na rotunda em frente a clinica, Urgimed. Detido numa cela no Palácio da Justiça de São Vicente, a aguardar o despacho do Ministério Público, com recurso a uma chave falsa, Mingá abriu a porta da cela e fugiu sem deixar rastos.

O caso está a ser investigado pela Procuradoria da República de São Vicente para se apurar como é que cidadão conseguiu iludir o sistema de segurança no Palácio da Justiça. O Radar News Online apurou que na madrugada do dia 6 Outubro, Mingá, referenciado nas autoridades criminais por furto de veículos na cidade do Mindelo voltou a actuar. Só que nessa ocasião teve azar, e foi detido em flagrante delito, uma vez que embateu numa viatura do Comando da Policia Nacional que fazia ronda pela cidade do Mindelo.

No dia seguinte, Hélder Ramos foi entregue ao Ministério Público para que essa instância judicial realizasse os trâmites legais para levar o processo e o indivíduo ao Juízo Crime, no sentido de lhe aplicar as medidas vigentes na lei. O Ministério Público mandou deter o cidadão numa das celas do Palácio da Justiça, de modo a aguardar o parecer jurídico, que decidiria quem em razão do seu acto responderia ao caso sob forma de processo sumário. Ou dada a gravidade dos delitos, o MP determinaria a realização de uma audiência de interrogatório, e a consequente aplicação de medidas de coacção.  

Astúcia

Mas, a verdade é que Mingá não chegou de ser presente ao Juízo Crime, e nem tomar conhecimento do despacho do Ministério Público, na medida que fugiu da cela onde se encontrava detido. Durante uma investigação jornalística, o Radar News Online apurou que no dia da ocorrência havia outros detidos numa das celas situadas na cave do Palácio da Justiça que presenciaram a fuga do homem, que com a sua “habilidade” para abrir portas, saiu da sua cela e se evadiu desse local.

Reincidência

Hélder Ramos, ainda não foi capturado pelas autoridades para responder ao processo-crime e ser ainda punido pela fuga de uma cela do Palácio da Justiça. O indivíduo que já cumpriu pena de prisão na Cadeia Central é reincidente na matéria de furto de veículos e condução ilegal. No mês de Agosto, na companhia de um outro indivíduo furtaram um motociclo. Mas, acabaram por sofrer um acidente na Rua da Praia e foram detidos pela Polícia Nacional.

O caso foi presente ao Tribunal da Comarca de São Vicente e a decisão final se encontra suspensa até o mês de Novembro. É que os arguidos comprometeram-se em pagar os prejuízos causados ao motociclo, avaliados em 200 mil escudos. Porém, sabe-se que findo o prazo, se os sujeitos não pagarem a dívida, o juiz vai declarar uma sentença que poderá passar pela conversão do valor monetário em dias de prisão.      

0 comentários:

Enviar um comentário