quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Moçambique escapou a goleada com Heldon a ser o herói dos Tubarões Azuis

Os Tubarões Azuis tiveram uma excelente actuação no jogo com o Moçambique da 4ª jornada de qualificação para a CAN 2015. Cabo Verde foi superior ao seu adversário que veio ao país jogar para o empate. Os Tubarões Azuis poderiam ter goleado, mas foram perdulários até a entrada em campo do herói, Heldon “Nhuck”. Diz a máxima que a solução está no banco, e “Nhuck” veio resolver a questão com um golo aos 79´. Cabo Verde está na liderança isolada do grupo F com nove pontos e apura-se para a CAN 2015.  
Foto by Eneias Rodrigues
O Estádio Nacional, na ilha de Santiago acolheu o jogo entre as selecções Cabo Verde e Moçambique, referente a 4ª jornada de qualificação para a Copa Africana das Nações. As duas selecções marcaram o seu segundo encontro no espaço de quatro dias.

No primeiro jogo, os Mambas venceram os Tubarões Azuis por 2-0. Com esta derrota, Cabo Verde manteve-se na liderança do grupo F com seis pontos, mais um que o Moçambique. O seleccionador de Cabo Verde, Rui Águas reconheceu que a selecção não esteve bem nesse jogo e promoveu várias alterações.

Rui Águas colocou em campo Vozinha, Nivaldo, Gegé, Fernando Varela, Jeffrey Fortes, no meio campo alinharam Calú, o capitão, Babanco e Nuno Té e para o ataque, Odair Fortes, Kuka e Djaniny. Carlitos, Stopira, Sita, Garry Rodrigues e Zé Luis saíram do onze inicial.

Quanto a partida dizer que na primeira parte, os Tubarões Azuis se superiorizam a selecção moçambicana que fez apenas um remate, mas que não assustou o guarda-redes Vozinha. Já, Cabo Verde teve várias oportunidades de abrir o marcador, só que pecou na finalização.

Os jogadores, Calú, Babanco, Kuca, Odair Fortes e Nuno Té foram os jogadores que estiveram mais em evidência, em relação aos remates a baliza. Os Tubarões Azuis procuraram explorar as fragilidades defensivas do adversário e Kuca foi o atleta que teve nos pés o melhor lance da primeira etapa. O remate de Kuca levava selo de golo e o público já de pé a festejar viu o guarda-redes, Ricardo Campos meter a mão na bola e desviou-a por cima da baliza.

No reatar da segunda parte, o jogo não mudou de figura e Cabo Verde voltou dos balneários com a mesma postura. Moçambique dava a entender que jogava pelo empate, e os Tubarões Azuis mantinha a pressão e os Mambas já podia estar a sofrer uma goleada. A selecção de Cabo Verde continuava a ser perdulário, com destaque para Kuca e Djaniny, com este último a falhar de forma flagrante aos 64´, após boa jogada de Fernando Varela.

Depois de ver os jogadores desperdiçarem tantas oportunidades, aos 69´, o técnico Rui Águas fez uma dupla substituição com a entrada de Zé Luis e Héldon para os lugares de Djaniny e Odair. E, a solução estava no banco, porque Heldon aos 79´ agradeceu o centro de Kuca que levou selo de golo e Heldon tratou de colocar a bola no fundo da baliza, para alegria de quem esteve nas bancadas do Estádio Nacional.


Os Tubarões Azuis ainda tiveram chances de ampliar o resultado e Heldon foi derrubado na área moçambicana, porém o árbitro Mamadou Keita mandou seguir a partida. Kuca, que deu o seu lugar a Garry Mendes esteve perto de marca de cabeça 

0 comentários:

Enviar um comentário