quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Criminalidade nas ruas: JMN alerta os cidadãos para “não andarem em lugares perigosos durante a noite”

Instado a reagir sobre uma petição online que pede o aumento da pena máxima de prisão, ora fixada em 25 anos, o Primeiro-ministro, José Maria Neves defendeu que apenas a elevação das penas não resolve o problema da criminalidade que assola Cabo Verde. Na petição, os cabo-verdianos pedem penas “severas” as pessoas ligadas ao crime organizado, bem como para aquelas que cometem actos bárbaros e hediondos contra a vida humana.  

Nos últimos meses, em Cabo Verde tem-se registado casos de homicídios, agressões com arma de fogo ou arma branca, e crimes organizados que fazem crescer o sentimento de instabilidade no sector da segurança. Revoltada com essas situações, a sociedade cabo-verdiana lançou apelo as autoridades competentes para criarem mecanismo de combate a criminalidade reiterada por indivíduos que insistem em infringir as leis e colocar em perigo a integridade física dos cidadãos.

Uma das soluções apresentada pelos cabo-verdianos passa pelo aumento das penas de prisão, de modo a dar a satisfação e o sossego as populações.

Questionado sobre a situação da criminalidade no país, e sobre que medidas que o Governo está a tomar, o Primeiro-ministro, José Maria Neves assegurou que “há que encontrar formas de elevar algumas penas, e de ter uma acção mais musculada em relação aos criminosos, mas respeitando os direitos, as liberdades e as garantias de todos os cidadãos. Toda a sociedade cabo-verdiana deve mobilizar-se no sentido de combatermos a criminalidade”.

Alerta

O Primeiro-ministro defende que o Governo está a fazer a sua parte no que concerne ao combate a criminalidade. Mas, o chefe do executivo pede aos cidadãos para terem comportamentos de prevenção, para não caírem nas mãos dos criminosos: não andarem em lugares perigosos durante a noite ou andarem acompanhadas para evitar os problemas e terem que fazer tudo para não darem oportunidades de actuação aos criminosos.  

Medidas

Em relação, ao trabalho do Governo, José Maria Neves afirmou que se está a colocar mais meios e Polícias nas ruas, reconhecendo que por si só, esses elementos não chegam. Dessa forma para melhorar a situação propôs-se a revisão do Código Penal e de Processo Penal e que está-se a criar condições para a instituição dos tribunais de pequenas causas, para a resolução dos conflitos a nível das comunidades. O Primeiro-ministro garante que vai haver “uma luta rígida contra a criminalidade que assola o país”.


José Maria Neves defendeu a criação do Tribunal de Execução de Penas, que determina a aprovação do agravamento de algumas penas, mediante um trabalho de consciencialização da segurança em Cabo Verde.

0 comentários:

Enviar um comentário