quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tribunal coloca na prisão jovens que assaltaram taxistas e cidadãos em São Vicente

O Juízo Crime aplicou a prisão preventiva a dois indivíduos indiciados pela prática de crimes de roubo na ilha de São Vicente. A decisão do juiz em lhes aplicar esta medida de coacção deve-se ao facto dos indivíduos constituírem um perigo para a sociedade, uma vez que têm antecedentes criminais relacionados com o “caçubody”. De salientar que nos últimos quinze dias, os arguidos atacaram taxistas, pessoas e violaram uma mulher em Chã D´ Marinha. 
Pátio da Cadeia Central de São Vicente
O Comando da BIC/BAC na ilha de São Vicente, em concertação com o Ministério Público realizou uma investigação criminal para deter os indivíduos que há cerca de 15 dias vinham assaltando taxistas e pessoas na via pública. Durante as diligências, as autoridades criminais identificaram três jovens, de 17, 21 e 26 anos, moradores em Cova e Alto Bomba, arredores de Monte Sossego, como suspeito autores desses crimes.

Com as averiguações, o Comando BIC/BAC recolheu indícios de que os indivíduos assaltaram cinco taxistas na ilha de São Vicente nos últimos 15 dias. O Radar News Online apurou que em duas ocasiões, os gatunos apanharam um táxi na Laginha e depois de darem voltas pela cidade atacaram os taxistas, roubaram-lhes dinheiro, telemóvel e extraíram 20 mil escudos do seu cartão Vint4.

Crimes

Os meliantes fizeram ainda ataques contra taxistas na zona de Lazareto e ainda no bairro de Monte Sossego. De realçar que os caçubodistas, além de roubar os taxistas, houve casos onde as vítimas foram agredidas e fechadas no porta-bagagens do seu carro. E, os assaltantes antes de abandonaram o veículo realizaram fretes em alguns locais da ilha de São Vicente.

Já na madrugada de segunda-feira, 29, um taxista foi assaltado e viu três ladrões furar-lhe uma das rodas do seu táxi com uma faca. Na sequência desse ataque, os indivíduos roubaram cinco mil escudos ao taxista, bem como atacaram algumas pessoas que estavam à porta de uma residência onde parou o taxista. Munidos de pedras, uma pistola e faca agrediram à pedrada um cidadão que tentou resistir ao assalto, e roubaram um portátil, quatro telemóveis, inclusive o do taxista e sapatilhas numa residência.

A vítima foi transportada ao Hospital Baptista Sousa para receber tratamentos médicos. Mas o registo criminal desses três indivíduos, que estavam a aterrorizar a vida de pessoas na ilha de São Vicente não fica apenas por crimes contra taxistas e o assalto em Trás Cemitério.

Agressão

Atacaram um cidadão em Ribeira Julião no dia 24 Setembro, roubaram a sua viatura de marca Ford. Deixaram o homem amarrado numa região conhecida por Chã de Martins, nas imediações da lixeira, e após passearam por algumas zonas da ilha, antes de abandonarem o carro na localidade de Lazareto. E, na segunda-feira, 29 Setembro atacaram e violaram uma jovem de 23 anos na zona de Chã D´ Marinha.

Mas, na terça-feira, 30, a acção criminal dos três meliantes chegou ao fim, na sequência de uma operação policial realizada pelo Comando BIC/BAC, em concertação com o Ministério Público. Detidos fora de flagrante delito através de um mandado judicial do MP, os indivíduos entregaram à Polícia objectos subtraídos das vítimas tais como: dinheiro, portátil, telemóveis, roupas, sapatilhas, MP3 e pen-drives.
Prisão preventiva
Presentes às instâncias judiciais, o Tribunal decidiu enviar dois dos arguidos para a Cadeia de São Vicente. O juiz assegurou que por razões de prevenção geral, a prisão preventiva seria a medida adequada para se evitar o perigo de continuação de acção perigosa.
A decisão do magistrado surgiu com base nos factos descritos no auto de detenção e pelos indícios recolhidos em sede de interrogatório, onde foram indiciados pela prática de crimes de roubo e agressão sexual, Quanto ao jovem de 17 anos vai aguardar o desfecho do processo em liberdade, mediante TIR e apresentação periódica as autoridades policiais.


0 comentários:

Enviar um comentário